PARIS — O Trem de Alta Velocidade (TGV) entre Paris e Figueras (nordeste da Espanha) começará a funcionar em 19 de dezembro, cobrindo 900 km que separam as cidades em sete horas e 25 minutos, indicou nesta segunda-feira a empresa francesa de ferrorias (SNCF).
Para chegar a Barcelona, devido à diferança de trilhos entre a França e a Espanha, os usuários deverão trocar de composição para um trem local, indicou a mesma fonte.
Os dois trens de ida e volta que todos os dias cobrem a linha entre Paris e Perpiñán (sul da França) prolongarão sua viagem até uma nova estação, a Figueres-Vilafant, situada nas proximidades da cidade catalã graças a uma nova linha transfronteiriça concluída em fevereiro de 2009 e que até agora estava fora de serviço do lado espanhol.
A separação dos trilhos entre a França e Espanha é diferente, por isso os trens procedentes da França não podem ir além de Figueras.
A partir dali, trens locais da RENFE, a empresa ferroviária espanhola, garantirão o trajeto até Girona e Barcelona, fazendo o tempo total da viagem ser de 7 horas e 25 minutos.
A nova linha férrea Perpiñán-Figueras tem 44,4 km de extensão (19,8 km na Espanha e 24,6 km na França) e foi construída por um consórcio privado que reagrupou as construtoras francesa BTP Eiffage e a espanhola ACS Dragados.
O TGV que ligará Paris a Figueras será inaugurado no dia 19 de dezembro |
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5i4zi222oUc6__e3sIbVe9vsTMoLw?docId=CNG.20932c33839fe30f97fbd6c4c8ac83dd.2a1