23 novembro 2010

Siemens apresenta novas tecnologias

 
 
SÃO PAULO - Uma das maiores fornecedoras de sistemas de produção, transporte e construção do mundo, a Siemens, está com novas soluções tecnológicas para a mobilidade pública de passageiros. Trata-se de um portfólio de produtos que, além de economizarem energia, reduzem a poluição e aumentam a capacidade do veículo sobre trilhos. A plataforma Velaro, por exemplo, é uma tecnologia de tração distribuída, que permite que todos os carros de um trem tenham sua própria tração, fazendo com que a velocidade seja distribuída. A tecnologia tem capacidade para operar a velocidades superiores a 350 quilômetros por hora (km/h), ou seja, é a mesma utilizada em trens de alta velocidade (TAV) ao redor do mundo. "O TAV da Siemens tem consumo de energia equivalente a 0,33 litro de gasolina por passageiro a cada 100 quilômetros rodados, além de utilizar 98% dos materiais, produtos recicláveis", explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Rezier Rossidente.

De acordo com ele, a Siemens está posicionada para um futuro sustentável, tanto que esperam em 2011 reduzir 300 milhões de toneladas de CO2. Além da preocupação com o meio ambiente, a empresa está atenta ao mercado, "que deve continuar aquecido nos próximos anos", afirma Rossidente. "Por isso também estamos desenvolvendo a plataforma Inspiro, que tem design arrojado e com material reciclável que será utilizado na Linha 1 do metrô de São Paulo", explica. A tecnologia Desiro é outra opção. Criada para serviços metropolitanos, intermunicipais e regionais, a empresa propõe reduzir de 10% a 25% o consumo de energia, já que o transporte é alimentado por eletricidade e evita a emissão de CO2. A proposta, que inclui um design que segue padrões internacionais, é a sugestão da empresa para a mobilidade verde nas cidades brasileiras. O sistema desse expresso regional rápido é alimentado por eletricidade, considerada uma fonte de "energia limpa". A empresa também conta com o Cityval, um sistema elétrico que funciona sobre pneus e é totalmente automatizado. A ferramenta não necessita de condutor e permite transportar até 40 mil passageiros por hora a uma velocidade de 60 km/h. A empresa investe, por ano, 5 bilhões de euros em todo o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias.

. Além da preocupação com o meio ambiente, a empresa está atenta ao mercado, "que deve continuar aquecido nos próximos anos", afirma Rossidente. "Por isso também estamos desenvolvendo a plataforma Inspiro, que tem design arrojado e com material reciclável que será utilizado na Linha 1 do metrô de São Paulo", explica. A tecnologia Desiro é outra opção. Criada para serviços metropolitanos, intermunicipais e regionais, a empresa propõe reduzir de 10% a 25% o consumo de energia, já que o transporte é alimentado por eletricidade e evita a emissão de CO2. A proposta, que inclui um design que segue padrões internacionais, é a sugestão da empresa para a mobilidade verde nas cidades brasileiras. O sistema desse expresso regional rápido é alimentado por eletricidade, considerada uma fonte de "energia limpa". A empresa também conta com o Cityval, um sistema elétrico que funciona sobre pneus e é totalmente automatizado. A ferramenta não necessita de condutor e permite transportar até 40 mil passageiros por hora a uma velocidade de 60 km/h. A empresa investe, por ano, 5 bilhões de euros em todo o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias.

. A proposta, que inclui um design que segue padrões internacionais, é a sugestão da empresa para a mobilidade verde nas cidades brasileiras. O sistema desse expresso regional rápido é alimentado por eletricidade, considerada uma fonte de "energia limpa". A empresa também conta com o Cityval, um sistema elétrico que funciona sobre pneus e é totalmente automatizado. A ferramenta não necessita de condutor e permite transportar até 40 mil passageiros por hora a uma velocidade de 60 km/h. A empresa investe, por ano, 5 bilhões de euros em todo o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=9&id_noticia=351403

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