23 novembro 2010

Charme, história, natureza e um jeitinho francês no Canadá

Uma das cidades mais lindas do país, Quebec, também conhecida como Belle Province, tem a marca da presença francesa na América do Norte: cafés para bater papo, castelos e campos verdes

Quebec - Quebec é, de longe, a cidade mais charmosa do Canadá. Também conhecida como la Belle Province, lá o idioma francês é dominante, apesar de praticamente todos entenderem o inglês. São aproximadamente 650 mil habitantes e muita história para contar.

Foto: Divulgação
Foi nesta cidade histórica que, em 1608, teve início a presença francesa na América do Norte. Toda cercada por muralhas, possui inúmeros cantinhos que lembram muito Paris. A Velha Quebec está localizada na parte alta da cidade e tem até um castelo, o Château Frontenac, que foi construído no século 19. Oferece uma linda vista da cidade e do rio São Lourenço, que recebe diversos navios turísticos durante o período em que não está congelado.

Caminhar pela cidade, passear pelas ruelas, recantos, sentar em cafés e bistrôs pela rua são opções para se sentir em casa. Em cada lado que olhamos, vemos um detalhe diferente e encantador da pequena vila. O sistema de metrô é bastante eficiente por ali, o que no inverno é muito importante, pois não é nada agradável caminhar pelas ruas a -22°C.

A cidade de Quebec é cercada de verde. Visite o Champs de Bataille, com gramados, árvores e colinas. Um belo lugar. Vale conhecer também o Museu de Belas Artes, localizado no Place Jacques Cartier. A Place Royale, próxima ao rio São Lourenço, na parte baixa da cidade, também encanta com seu ar francês do século 17. A praça abriga hoje um centro de atividades artísticas.

Há vários cantinhos pitorescos na região. Como sugestão conheça a rue Saint-Jean, um centro comercial superbadalado com prédios antigos, a Grande Alleé, abrigando os mais conhecidos e deliciosos restaurantes, e a rue Saint-Paul, encantando com antiquários e galerias de arte.

A melhor época para visitar Quebec é no final da primavera e no início do outono, quando as temperaturas estão agradáveis para poder caminhar, sem passar frio, pela cidade.

O QUE FAZER E VER

PLACE-ROYALE - 27 RUE NOTRE-DAME BASSE-VILLE Antes (séculos 17 e 18), era o centro comercial e industrial de Quebec. Hoje se tornou o ponto cultural da cidade, onde ocorrem diversas apresentações artísticas da região. Esta pequena e pitoresca praça é rodeada pela imponente igreja Notre-Dame-des-Victoires.

MUSÉE DE LA CIVILISATION - 85 RUE DALHOUSIE, BASSE-VILLE O museu abriga objetos e réplicas que contam a história da cidade. Se puder, reserve pelo menos duas horas para conhecê-lo. Vale a pena.

MUSÉE DES BEAUX-ARTS DU QUÉBEC - 52 PARC DES CHAMPS-DE-BATAILLE Os 3 mil trabalhos estão espalhados por oito galerias e é o principal museu de Quebec. Há alguns anos, o museu abriga também obras de Jean-pail Riopelle e de arte Inuit.

PARC DES CHAMPS-DE-BATAILLE - 835 AV. WILFRID-LAURIER Para quem quer fazer um passeio bem família, aqui é o lugar. Com 108 hectares de jardins, monumentos, fontes, colinas e árvores. Dentro do parque, visite o Jardin Jeanne d'Arc, todo em estilo francês e britânico. Um charme!

LA CITADELLE - 1 COTE DE LA CITADELLE Foi construído para defender a cidade da guerra. São 25 edifícios que formam La Citadelle e contam a história militar de Quebec. Diversos ataques e batalhas ocorreram no local. Vale contratar um tour guiado para entender melhor a história. Ótimo passeio para quem gosta de fatos históricos.

CHÂTEAU FRONTENAC - 1 RUE DES CARRIÈRES PLACE D'ARMES, HAUTE-VILLE Este sinuoso palácio é uma versão do Frontenac do Vale do Loire na França e tornou-se o símbolo de Quebec. Inaugurado em 1893, abrigava passageiros que chegavam de viagens de trem. De quase todas as cidades, pode-se avistar o palácio. Lindo!

BASILIQUE NOTRE-DAME - 16 RUE BUADE Seu interior é em estilo neobarroco e possui diversos tesouros da época do regime francês na região. Há também um belo candelabro doado por Luís 14. Sua estrutura original foi construída em 1647, porém sua história relata destruições e reconstruções.

CHAPELLE/MUSÉE DES URSULINES - 12 RUE DONNACONA O edifício data de 1902, e grande parte da decoração possui 200 anos. A capela é conhecida pelas esculturas no púlpito e por enfeites no altar criados por Pierre Noel Levasseur. Além disso, a tumba de Marie de L’ Incarnation, a fundadora da Ordem Ursulines, fica à direita da entrada principal. Ela foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1980.

HÔTEL DU PARLEMENT - GRANDE-ALLÉE EST E AV. HONORÉ-MERCIER Este imponente palácio foi construído em 1886 e possui nada menos que 22 esculturas de bronze. Ali, os homens escolhidos para formar a Assembleia Nacional se reúnem para tomar decisões importantes. Há tours guiados.

LES HALLES DU PETIT-CARTIER - 1191 AV. CARTIER E GRAND THÉÂTRE DE QUÉBEC - 269 BD. RENÉ-LÉVESQUE EST O maior teatro do Canadá abriga duas belas salas que apresentam concertos, danças e peças teatrais. Além disso, o local é a casa da Orquestra Sinfônica de Quebec e da Ópera de Quebec.

PALAIS MONTCALM — 995 PLACE D'YOUVILLE Palco do renomado Les Violons du Roy (famosa orquestra e coral), abriga também apresentações de dança, concertos e recitais de jazz.

L'ASTRAL - 1225 COURS DU GÉNÉRAL DE MONTCALM, PARLIAMENT HILL Este belíssimo restaurante no alto do Hotel Loews le Concorde nos dá uma espetacular vista da cidade. Por ser caro, muitos aparecem apenas para conhecer e apreciar a paisagem.
COMO CHEGAR
>>Avião: As empresas United Airlines (www.united.com), Continental Airlines (www.continental.com), American Airlines (www.aa.com) e Air Canadá (www.aircanada.com) fazem o trajeto. São 30km até o centro de Quebec. Vale pegar um táxi (aproximadamente 30 dólares canadenses). Ou, se quiser, no pátio do aeroporto há um ponto da linha expressa 192 (Airport Rocket), com ônibus partindo a cada 20 minutos para a estação Kipling do metrô.
CIRCULAR
Uma boa forma de circular e poder visitar as cidades vizinhas, como Montreal, é de carro. Porém, as linhas de ônibus da cidade são bastante eficientes e caminhar pela cidade também se torna um passeio imperdível.

DORMIR
Até CAD$ 100
>>Hotel Au Jardin du Gouverneur 16, rue Mont-Carmel,Vieux-Québec
Tel: 1 (418) 692-1704 - jardindugouverneur@yahoo.ca
Um dos hotéis mais em conta. Fica dentro dos muros da Velha Québec, com vista para o rio São Lourenço e para o parque dês Governeurs.
>>B&B des Grisons
1, rue des Grisons
Tel: 1 (418) 694-1461
bbdesgrisons@yahoo.ca
Também situado na Velha Quebec, é uma casa centenária que foi transformada em café e acomodação.
>>Hotel Marie Rollet
Tel: 1 (418)694-9271 - www.hotelmarierollet.com
Construído em 1876, na Velha Quebec, por irmãs ursulinas. É charmoso e com preço acessível.
Até CAD$ 250
>>Hotel de Gelo - 9300, rue de la Faune Tel : 1 418.623.2888 - www.icehotel-canada.com
A 30km de Quebec, este curioso e belo hotel é todo feito de gelo. Para sua construção foram necessárias 11 mil toneladas de neve e 350 toneladas de gelo. Em seu interior, a temperatura chega a -5°C e conta com igreja, bar, cinema e suítes temáticas. Se não pretende ficar hospedado, vale o passeio apenas para conhecer o local.
COMER
>>Lapin Saute
52, rue du Petit-Champlain.
Tel: 1 - 418 - 692-5325 - www.lapinsaute.com
Média: CAD$ 15 a 30 por pessoa.
>>Le Continental
26, rue Saint-Louis
Tel : 1 - (418) 694-9995 - www.restaurantlecontinental.com
Média: CAD$ 30 a 60 por pessoa.
>>Lê Pain Beni
24 Rue Sainte-Anne
Tel : 1- (418) 694-9485
Média : CAD$ 30 a 50 por pessoa.
>>Initiale
54, rue Saint-Pierre.
Tel: 1- (418) 694-1818 - www.restaurantinitiale.com
Média: CAD$ 30 a 55 por pessoa.
NOITE
>>Saint Alexandre Pub
1087 rue St-Jean, Haute-Ville
Sofisticado bar em estilo pub inglês. Sextas e sábados: música ao vivo.
>>Boudoir Lounge
441 rue du Parvis
Clube noturno com dois bares e pista de dança grande.


COMPRAS

>>Les Promenades du Vieux-Québec - 43 rue Buade
Situado em Haute-Ville, próximo à Basílica Notre-Dame, este pequeno centro comercial é cheio de perfumarias, joalherias e restaurantes. As lojas são de grifes internacionais. >>Marché du Vieux-Port - 160 Quai Saint-André
Na primavera e no verão, este mercado, à beira-rio, torna-se lindo com as frutas e verduras à mostra. Há também deliciosas geleias, mel e queijos.

Arquivo INFOTRANSP