Trem-bala Rio-Campinas Proposta de Geraldo Alckmin exclui Campinas do trajeto previsto para o trem de alta velocidade
O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quer negociar com o governo federal e a equipe de transição de Dilma Rousseff (PT) mudanças no traçado do trem de alta velocidade (TAV). O próximo governo paulista quer que o TAV deixe de passar pelos aeroportos internacionais de Viracopos (Campinas) e de Cumbica (Guarulhos). A ligação deles com a cidade de São Paulo seria feita por um trem expresso separado, que trafegaria entre 160 km/h e 180 km/h.
O ex-secretário de Transportes Metropolitanos na gestão anterior de Alckmim e líder da equipe de transição do governo estadual, Jurandir Fernandes, afirmou que, se o País continuar crescendo a taxas superiores a 5%, nos próximos quatro anos o sistema Anhanguera-Bandeirantes vai estar saturado. “Não há necessidade de um TAV para ligar os aeroportos, podemos ter um trem rápido com saídas mais frequentes de até seis partidas, a cada dez minutos. Enquanto o TAV seria construído para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro, com partidas mais espaçadas, em torno de 15 a 20 minutos. Vamos apresentar esse projeto e propor uma discussão. Não somos contra o TAV, só não vemos a necessidade de um trem de alta velocidade para ligar os aeroportos”, disse.
A estimativa é de que o trem rápido seja implantado em dois anos. “Dos 92 quilômetros de São Paulo até Campinas, mais os 18 quilômetros de Campinas a Viracopos, aproveitaríamos tudo. Teríamos que refazer somente 20 quilômetros que estão localizados nas cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras na Grande São Paulo”, afirmou. A ideia é que o TAV saia de São Paulo e, no caminho para o Rio de Janeiro, só tenha paradas depois da Região Metropolitana.
Concessão terá grande disputa
As empresas que pretendem disputar o leilão deverão entregar as propostas até o próximo dia 29 de novembro na BM&FBovespa e depositar a garantia de proposta, de R$ 340 milhões, que pode ser feita em dinheiro, em títulos públicos federais, apólices de seguro ou carta de fiança bancária. No mesmo dia, ocorrerá a divulgação das garantias não aceitas no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
No dia 30 de novembro, será feita a análise dos documentos das proponentes que tiveram as garantias aceitas e dia 1º de dezembro sai a publicação do julgamento de pré-qualificação. No dia 16, haverá a abertura das propostas econômicas em sessão pública no Bovespa. Vence quem apresentar a menor tarifa, limitada a R$ 0,49 por quilômetro. (ANN)
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