05 novembro 2010

Animação 3D permite viagem com Aeromovel Porto Alegre



Qui, 14 de Outubro de 2010
Já é possível percorrer o caminho entre a Estação Trensurb Aeroporto e o aeroporto Salgado Filho utilizando o Aeromovel Porto Alegre: ao menos, virtualmente. A simulação virtual é a grande novidade da segunda etapa do site desenvolvido pela e21 Digital, do Grupo MTCom.


A animação gráfica em 3D, produzida em parceria com a Black Balloon, tem aproximadamente o mesmo tempo que o veículo levará de um ponto a outro, quando as obras de construção forem concluídas, provavelmente no segundo semestre de 2011. Modernidade, tecnologia e rapidez- características do projeto de grande importância para a próxima edição da Copa - foram traduzidas, utilizando tecnologia flash, permitindo um passeio rico em detalhes visuais e interatividade. A página inicial é caracterizada pela estação do trem, simulando, o embarque para início do trajeto. As primeiras cenas dão uma impressão detalhada de como os passageiros irão perceber o interior do veículo e a visualização externa, muito privilegiada pela estrutura física que o meio de transporte terá. O percurso evidencia, ainda, cada uma das partes pela qual o Aeromovel percorrerá em relação a pontos conhecidos por quem frequenta o local, como passarelas, viadutos e prédios. Durante o passeio virtual, há uma parada estratégica na qual ícones luminosos convidam o internauta para conhecer a galeria de imagens 3D que apresentam, inclusive com dados técnicos, o princípio de funcionamento e os aspectos de conforto e segurança.

Além de todas as funcionalidades da fase anterior, lançada em setembro, agora, os textos ganharam o efeito bounce (pulo), ou seja, são visualizados com certo movimento que transmite “leveza” – uma das vantagens do sistema de propulsão que será utilizado pelo Aeromovel.


Sobre o Aeromovel

O Aeromovel é um meio de transporte 100% automatizado (sem condutores a bordo) que funcionará em via elevada, ligando a estação da Trensurb ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre - RS. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão percorrer 944 metros em apenas 90 segundos. Estão previstos modelos para 150 e 300 passageiros por viagem. A tecnologia que será utilizada no projeto foi desenvolvida no Brasil e demonstra excelente aplicação na capital da Indonésia, Jacarta, onde funciona há 21 anos.


Arquivo INFOTRANSP