07 novembro 2010

Personal car, você ainda vai ter um


Profissional vê serviço de oficinas e concessionárias

Uma concessionária faz um orçamento caro para a revisão e inclui itens que você não considerava tão importantes em nome de sua segurança. Outra autorizada apresenta orçamento diferente, igualmente caro, com outros duvidosos itens “fundamentais”. Em quem confiar? O empresário Valter Carvalho sentia de perto a insegurança dos clientes quando era supervisor em duas concessionárias diferentes e achou que estava diante de um novo nicho de mercado. Há cinco anos, decidiu suprir essa carência dos antigos clientes e abriu a Personal Car Minas, empresa que verifica a validade dos orçamentos em oficinas mecânicas, auto-elétricos, funilarias e concessionárias para o cliente, mediante pagamento de uma taxa. A empresa também ajuda na escolha de um novo carro e cuida de frotas. Valter é pioneiro, mas não o único personal car do país, serviço que vem ganhando espaço nas grandes cidades.

Como surgiu a ideia de fazer essa ligação entre o serviço e o cliente?
Quando trabalhei como supervisor de frotas em uma concessionária, notei que faltava alguém que orientasse a aprovação dos orçamentos, que eram muito altos e assinados sem questionamento, o que permitia que a concessionária vendesse peças e serviços desnecessários. Em outra empresa, vi algo parecido, com clientes pagando por serviços de que não precisavam. Muitas vezes, as concessionárias impõem metas muito altas ao departamento de pós-venda, obrigando gerentes, consultores técnicos e mecânicos a induzir os clientes a gastar mais. Hoje em dia, muitos trabalham com serviços agregados, que são empurrados aos clientes, com a alegação de que se trata de um serviço preventivo. Em alguns veículos, esses serviços são importantes. Mas, para a maioria, não.

Como é o trabalho do personal car?
A nossa empresa vai até o cliente, levanta dados do veículo e do serviço procurado, verifica se há orçamentos prontos e confere na prestadora de serviço (oficina ou concessionária) se a análise está correta. Refeito o orçamento, o que sempre acontece, o cliente autoriza ou não o serviço e a nossa empresa acompanha a correta execução do trabalho. Com esse trabalho, mostramos que é possível reduzir entre 30 e 40% o valor do orçamento inicial, o que é bem mais do que cobramos pelos nossos serviços, de R$ 120 a R$ 200. Também prestamos assessoria para compra de veículos novos ou seminovos.

Vocês indicam empresas?
Fazemos um pré-diagnóstico do problema, mas é o cliente quem escolhe a oficina ou concessionária de sua preferência. É ele que decide.

Arquivo INFOTRANSP