Ônibus de Los Angeles: conforto, rapidez e segurança
Poucas cidades mostram tanto apreço pelo carro quanto Los Angeles. Basta lembrar de qualquer filme ou seriado passado na cidade para logo visualizarmos highways sempre cheias e famílias com mais de dois veículos na garagem. Pois é da maior cidade da Califórnia que vem uma das maiores inovações no transporte público dos últimos anos: a Orange Line Busway.
Os ônibus que cortam a cidade no sentido leste-oeste, ligando San Fernando Valley com North Hollywood, andam sobre antigas linhas de trem. De 2005, quando começaram a operar, até hoje, o número de usuários subiu tanto (o triplo do esperado) que o sistema teve de ser ampliado no ano passado.
Com 22 km de extensão, a busway de Los Angeles guarda semelhanças com outros corredores fechados apenas para ônibus, como o Expresso Tiradentes, de São Paulo. A grande diferença está no tipo de serviço que oferece: os ônibus são confortáveis, sempre têm lugar para todos os passageiros, operam com pontualidade e frequência adequada a cada horário (o tempo médio de viagem completa pouco varia de 42 minutos) e oferecem máxima segurança.
As 13 estações possuem serviços como lojas de conveniência e uso de bicicletas comunitárias e também estão sempre limpas e seguras. A vantagem financeira e de tempo ganho para o usuário é nítida, fazendo com que muitos motoristas deixem o carro na garagem para aproveitar o caminho para ler, navegar em seu laptop ou pad ou tirar um cochilo.
Para o governo e os operadores do sistema, a busway representou uma redução de custos imensa: enquanto as linhas de metrô da cidade custaram e ainda custam cerca de US$ 40 milhões por quilômetro instalado, a Orange Line custou US$ 17,2 milhões.
Os custos de aquisição e operação dos ônibus articulados também são menores que o dos trens.
http://vcnotransito.terra.com.br/vc_no_transito_integra.php?pagina=6&id=182