07 novembro 2010

Lotada de carros, Los Angeles agora capricha nos ônibus


Ônibus de Los Angeles: conforto, rapidez e segurança

Cidade que cultua o carro adota inovador sistema de ônibus

Poucas cidades mostram tanto apreço pelo carro quanto Los Angeles. Basta lembrar de qualquer filme ou seriado passado na cidade para logo visualizarmos highways sempre cheias e famílias com mais de dois veículos na garagem. Pois é da maior cidade da Califórnia que vem uma das maiores inovações no transporte público dos últimos anos: a Orange Line Busway.

Os ônibus que cortam a cidade no sentido leste-oeste, ligando San Fernando Valley com North Hollywood, andam sobre antigas linhas de trem. De 2005, quando começaram a operar, até hoje, o número de usuários subiu tanto (o triplo do esperado) que o sistema teve de ser ampliado no ano passado.

Com 22 km de extensão, a busway de Los Angeles guarda semelhanças com outros corredores fechados apenas para ônibus, como o Expresso Tiradentes, de São Paulo. A grande diferença está no tipo de serviço que oferece: os ônibus são confortáveis, sempre têm lugar para todos os passageiros, operam com pontualidade e frequência adequada a cada horário (o tempo médio de viagem completa pouco varia de 42 minutos) e oferecem máxima segurança.

As 13 estações possuem serviços como lojas de conveniência e uso de bicicletas comunitárias e também estão sempre limpas e seguras. A vantagem financeira e de tempo ganho para o usuário é nítida, fazendo com que muitos motoristas deixem o carro na garagem para aproveitar o caminho para ler, navegar em seu laptop ou pad ou tirar um cochilo.

Para o governo e os operadores do sistema, a busway representou uma redução de custos imensa: enquanto as linhas de metrô da cidade custaram e ainda custam cerca de US$ 40 milhões por quilômetro instalado, a Orange Line custou US$ 17,2 milhões.

Os custos de aquisição e operação dos ônibus articulados também são menores que o dos trens.

http://vcnotransito.terra.com.br/vc_no_transito_integra.php?pagina=6&id=182

Arquivo INFOTRANSP