Pesquisa da FGV aponta que o benefício intermunicipal gerou emprego e melhorias na vida de passageiros com a economia em passagens de ônibus
POR CELSO OLIVEIRA
“A redução nos gastos com transporte estimula a contratação formal, pois o custo para o empregador fica menor, e as pessoas conseguem procurar trabalho gastando menos com ônibus”, explicou Neri. O estudo sugere que o recém-criado Bilhete Carioca siga os passos do cartão estadual e permita integração a trens, metrô e barcas.
Estudantes recarregam passe livre
Após o susto, o alívio. Estudantes da rede pública receberam de volta os créditos do passe livre, reduzidos de 156 para 60 viagens por mês, por decisão do prefeito Eduardo Paes, que admitiu erro após O DIA denunciar o problema. Ontem, ele publicou decreto determinando a recarga.
Segundo o prefeito, houve falha na programação. A redução ainda está prevista, mas só valerá quando for implantado sistema que vincula os créditos à frequência escolar. Até lá, os cartões dos alunos devem estar adaptado ao Bilhete Carioca. “Dependendo de onde estiver, pego 5 ônibus para ir e voltar do colégio”, disse Ernani Parmegiani, 16, cujo pai mora no Lins e a mãe, em Copa.
Novos corredores de ônibus na Zona Sul e no Centro
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, anunciou ontem que a Rua Jardim Botânico, vias de Botafogo — provavelmente as ruas Voluntários da Pátria e São Clemente —, além da Avenida Presidente Vargas, no Centro, serão os próximos pontos da cidade a serem contemplados com faixas exclusivas para a circulação de ônibus, batizadas por ele de BRS (‘bus rapid service’ ou serviço rápido por ônibus).
No próximo mês de janeiro, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro, em Copa, ganharão as primeiras faixas exclusivas, que serão monitoradas eletronicamente para evitar invasões de carros particulares, permitindo apenas entradas e saídas de garagens. O bairro será projeto-piloto e a implementação nas demais vias dependerá de possíveis ajustes nesses dois primeiros pontos.
Ontem, Sansão lembrou que as zonas Sul e Oeste da cidade enfrentam problemas distintos. “A maior necessidade da Zona Oeste é a oferta de ônibus. Copacabana e a Zona Sul como um todo enfrentam dificuldades no que diz respeito à velocidade dos veículos. Estamos realizando trabalhos simultâneos, mas respeitando carências peculiares de cada região”, destacou o secretário. A prefeitura estuda implementar 20 BRS nas vias da cidade até a Copa do Mundo de 2014.