05 novembro 2010

Os caminhos que levam a Confins

Aeroporto é peça fundamental para a Copa em Minas, e será ampliado em 2011

Saguão do Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte (crédito: Andre Oliveira)
 
Igor Costoli - Belo Horizonte
postado em 04/11/2010
 
Na semana passada, o superintendente regional do Sudeste da Infraero, Mário Jorge de Oliveira, falou sobre a licitação para a reforma do terminal 1 do aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Oliveira informou que o processo está em andamento e reafirmou a previsão de início das obras para o primeiro semestre de 2011.
 
Não há qualquer dúvida de que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) será peça de fundamental importância durante a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. O que se discute é se as intervenções planejadas serão suficientes, uma vez que ele já opera acima de sua capacidade.

Segundo o presidente do Núcleo Gestor das Copas, Tadeu Barreto, a capacidade atual do aeroporto é de 5 milhões de passageiros/ano, e já em 2010 a expectativa é que se atinja 7,5 milhões.

“A ampliação do chamado Terminal 1 possibilitará ao aeroporto receber 8,5 milhões de passageiros, mas a previsão é de que, com a Copa, entre 10 e 12 milhões de passageiros utilizem o aeroporto em 2014”, afirma.

Como os números evidenciam a necessidade de algo mais que a ampliação do terminal, o presidente do núcleo gestor explica que Minas e a Infraero trabalham para resolver o futuro gargalo. “Temos um acordo de cooperação técnica que define os compromissos assumidos pela Infraero para promover a ampliação do terminal 1 e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2, no valor de R$ 10 milhões”, afirma Barreto.

Segundo ele, o edital para contratação desse projeto executivo está em fase final. A previsão do acordo entre governos federal e estadual é de que o projeto seja implantado integral ou parcialmente antes da Copa de 2014.

Segundo o Núcleo Gestor das Copas em Minas, o aeroporto de Confins apresenta o maior crescimento de demanda do país. Em quatro anos o número de passageiros aumentou cerca de 70%.

Pampulha e VLT

Barreto ainda falou de uma alternativa que pode ser usada por delegações, imprensa e dirigentes da Fifa –o aeroporto da Pampulha. “Ele é um equipamento localizado a 1,5 km do nosso estádio, que poderá ser usado para esse fim durante a Copa. Essa é uma grande vantagem competitiva do novo Mineirão”, disse.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas anunciou no mês passado estudos preliminares para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), para fazer a ligação entre BH e o aeroporto. O projeto de viabilidade técnica está em fase final, e deve ser concluído em dezembro.

A expectativa é de que o VLT ligue Confins à estação de Metrô do Vilarinho, em Venda Nova, para a Copa das Confederações, e que ele chegue até a rodoviária, no centro, entre 2015 e 2016.

Arquivo INFOTRANSP