25 outubro 2010

VLT: Transporte moderno e mais econômico para a população

25/10/10
 
As obras do VLT em Maceió já estão em fase de conclusão 
 
As obras do VLT em Maceió já estão em fase de conclusão

Com investimentos da ordem de R$ 150 milhões, recursos oriundos do governo federal por meio da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Maceió terá o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do país. A implantação do novo sistema de transporte vai garantir passagens mais baratas para toda comunidade da capital e das cidades de Rio Largo e Satuba, num trecho estimado em 32 quilômetros.
 
Também conhecido por Trem Padrão – é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as locomotivas comuns. Os modelos devem ter tração a diesel, locomotiva de "duas frentes", bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação, vigilância automática e devem atingir velocidade máxima de 80 km/h.
 
Em fase de execução, as linhas para o chamado metrô de superfície, fazem parte do projeto com parceria entre o governo federal, governo de Alagoas e prefeitura de Maceió. A conclusão das obras ocorrerá até o final de 2010.
 
O projeto do VLT prevê a modernização do sistema de trens urbanos da capital, com a extensão de 32 km de trilhos entre Maceió e Rio Largo e a expansão de mais 3,5 km da estação da CBTU (no Centro) até o bairro de Mangabeiras (próximo ao Shopping Iguatemi), passando também por Jaraguá.
 
A cessão da área da antiga Ceasa, no bairro da Levada, para os feirantes permitirá a revitalização do entorno da região da Feira do Passarinho e do Mercado Público, com a construção de um grande equipamento urbano composto por área de comercialização, restaurantes e um terminal de integração entre os ônibus e o VLT, o que vai tornar a região mais segura, estruturada e urbanisticamente agradável.

Arquivo INFOTRANSP