28 outubro 2010

Metrô pode mudar janelas dos trens novos


Publicado em 27/10/2010

Troca seria nos vagões equipados com ar-condicionado e que têm as janelas lacradas
O Metrô estuda substituir as janelas lacradas dos trens mais novos, que têm ar-condicionado, por modelos que poderiam ser abertos, de acordo com reportagem publicada no Jornal da Tarde. A mudança evitaria situações como a ocorrida em 21 de setembro, quando passageiros tiveram que forçar a abertura das portas para evitar o calor e a falta de ar após uma queda de energia ter parado trens da Linha 3 - Vermelha. Dos 71 trens novos comprados nos últimos quatro anos para as cinco linhas que servem a cidade, 34 já estão em circulação. Todos são equipados com ar-condicionado e as janelas não podem ser abertas.

O problema em setembro ocorreu em um dos novos trens, que ficou sem ar-condicionado por causa da queda de energia. Presos em vagões lotados, os passageiros abriram as portas e o problema paralisou toda a linha.

Estudos Ainda não foram definidas datas para a conclusão do estudo ou para a troca das janelas, e o Metrô não divulgou detalhes do modelo que seria adotado. Em nota, afirmou que "é prática comum nas áreas técnicas da companhia a realização de estudos na busca de melhorias a serem implementadas em todos os sistemas e equipamentos em operação. Entretanto, todo projeto antes de ser implementado passa por fase de levantamento de alternativas e rigorosos estudos de viabilidade".


Composições mais modernas do Metrô não abrem as janelas

Arquivo INFOTRANSP