29 outubro 2010

Odebrecht vai construir primeira linha de metrô do Panamá

29/Outubro/2010
Construtora brasileira e a espanhola FCC venceram licitação para a obra, orçada em mais de um bilhão de dólares. Ligação norte-sul da capital panamenha terá 14 km de extensão. Veja vídeo do projeto


A Odebrecht, em parceria com a espanhola FCC, venceu a licitação para a construção da primeira linha de metrô da Cidade do Panamá, que fará a ligação norte-sul da capital panamenha. A conexão terá 13 estações, com uma extensão de 14 km. A obra está orçada em US$ 1,447 bilhões e tem previsão de 38 meses de duração.


Da primeira estação da Linha 1, Los Andes, até a estação 12 de Outubro, o metrô correrá por via elevada. Dali, até a estação Albrook, o transporte será subterrâneo. O trajeto completo deve durar 23 minutos.

A estação final, Albrook, será conectada com o Terminal Nacional de Ônibus do Panamá, enquanto a estação inicial, Los Andes, será integrada ao Centro Comercial da região. O pátio dos trens será localizado em uma área de 10 ha junto à estação Albrook, onde deverá ser construído também um Centro de Controle de Operações (CCO).



Todas as estações contarão com bilheterias eletrônicas, câmeras de vigilância e com quatro entradas adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção. Os trens serão dirigidos eletronicamente. Nos horários de pico, a estimativa é que aproximadamente 30 mil pessoas façam uso do sistema.


O Panamá se juntará a México, Argentina, Brasil, República Dominicana, Chile, Colômbia, Venezuela e Porto Rico, no grupo de países da América Latina que possuem sistema de metrô.

http://www.piniweb.com.br/construcao/infra-estrutura/odebrecht-vai-construir-primeira-linha-de-metro-do-panama-190538-1.asp

Arquivo INFOTRANSP