24 outubro 2010

Começa instalação das coberturas nas estações do teleférico do Alemão


 

Serão beneficiados cerca de 95 mil moradores das favelas

 

Do R7 | 24/10/2010

 

Alessandro Costa / Agência O Dia
Alessandro Costa / Agência O Dia
Inauguração oficial do teleférico do complexo do Alemão ocorrerá no fim de janeiro


 

 

 

 

A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) iniciou a instalação das coberturas das estações do teleférico do complexo do Alemão, zona norte, que faz parte da última etapa do cronograma de obras para operação do sistema.

 

 

O cronograma prevê o encaminhamento conjunto, nessa fase final, da conclusão das intervenções físicas e eletromecânicas. As coberturas (último segmento das intervenções físicas) deverão estar concluídas em dezembro, e a instalação do cabeamento definitivo (último segmento das intervenções eletromecânicas) no fim deste mês de outubro.

 

No início de novembro, gôndolas estarão sendo transportadas para a garagem do sistema, que fica na estação de Bonsucesso, zona norte. Em dezembro, elas começarão a ser colocadas no cabeamento, para a primeira viagem de testes. A inauguração oficial ocorrerá no fim de janeiro.

 

A cobertura da estação inicial de Bonsucesso, interconectada com as plataformas de trem da concessionária Supervia, é feita de telhas de aço galvanizado. As outras cinco estações do teleférico são feitas de lona tensionada.

 

Os 95 mil moradores das favelas que compõem o complexo do Alemão, situado na serra da Misericórdia, em regiões de grande aclividade, terão resolvido o maior problema local: a questão da acessibilidade às residências.

 

Com 3,4 km de extensão, o teleférico permitirá que o percurso da estação de Bonsucesso à última estação, da Fazendinha, seja feito em dez minutos, quando antes os moradores levavam até 50 minutos.

Arquivo INFOTRANSP