23 outubro 2010

Verba reduz espera nas plataformas da CPTM


10/22/2010

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GEORGE GARCIA

O governador Alberto Goldman assinou na segunda-feira, contrato de empréstimos com o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) de valor equivalente a US$ 112,91 milhões (R$ 196,46 milhões) para compra de trens e modernização da linha 11 - Coral/Expresso Leste da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Somados à contrapartida do Tesouro Estadual, o valor total do investimento atinge US$ 161,46 milhões (R$ 280,94 milhões). O evento contou com a participação dos secretários da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, e dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Segundo o engenheiro da companhia Marcelo Aquilio os investimentos vão significar maior segurança e redução pela metade do tempo de espera.



Os recursos serão destinados ao financiamento do programa "Modernização da Linha 11 - Coral da CPTM" e tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço fornecido aos usuários de transporte ferroviário urbano. Além da modernização dos sistemas de sinalização e recuperação das vias, o incremento da frota na Linha 11-Coral/Expresso Leste, que circula entre as estações Luz e Guaianazes, possibilitará a ampliação do Expresso Leste até a Estação Suzano, em todos os horários.


Nesta etapa, o programa prevê a aquisição inicial de nove trens de oito carros cada, equipados com recursos de última geração, total acessibilidade, ar-condicionado, câmeras de vigilância, freios antideslizantes e antiderrapantes, motores de tração mais eficientes e salão único de passageiros (tipo "gangway"), com passagem livre entre os vagões.


Os novos trens fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que somarão até 2011 investimentos de R$ 23 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 km (2007) para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. As composições se somarão às 143 unidades já encomendadas para a CPTM e Metrô, dos quais 68 já foram entregues.


"O intervalo entre os trens, que hoje é de oito minutos, vai cair pela metade, ou seja, em torno dos 4 minutos, isso pela melhoria da sinalização ferroviária. Serão instalados novos semáforos nas linhas e o sistema vai melhorar com o CBTC (Comunications Based Train Control), que é um sistema de controle via rádio", destacou Aquilio. O engenheiro, com mais de 20 anos de atuação na área ferroviária, disse que a nova frota trará equipamentos embarcados que garantem qualidade e conforto, como ar-condicionado e televisores. "Além disso vão melhorar as estações de uma forma geral, tanto em acessibilidade como em melhoria tecnológica, como circuito fechado de Tv e o isolamento das linhas com muros", destacou.


TAMANDUATEÍ


A modernizada estação Tamanduateí, que fica próximo a São Caetano, é uma das mais modernas do sistema e já conta com várias das inovações que o governo pretende implantar agora com a verba do Bird. "Temos todos os equipamentos de ponta e o mais importante para a região do ABC é a integração com o Metrô, e a proximidade com São Caetano. O passageiro pega o trem no centro de São Caetano e aqui na Tamanduateí pega o Metrô, essa é a grande vantagem", destacou o engenheiro.

Arquivo INFOTRANSP