28 outubro 2010

Barulho do trem está tirando o sono de moradores de Catanduva


Moradores reclamam da insistência do apito que toca mais de cinco vezes na madrugada


Os catanduvenses estão se sentindo incomodados com o barulho da buzina do trem durante a madrugada. Eles reclamam que o trem passa mais de cinco vezes durante a noite e apitam muito, o que está atrapalhando o sono dos moradores.

Segundo eles, desde o mês maio esse barulho está sendo constante. Para o aposentado e morador do centro da cidade Plínio Zaupa, 75 anos, esse transtorno está acontecendo frequentemente e não sabe com quem falar sobre o problema acreditando que ninguém possa resolve-lo. “Estou incomodado porque preciso ter uma noite de descanso e o trem tira meu sono toda vez que passa com aquele barulho forte. Não entendo porque precisa buzinar tanto dentro da cidade” diz.

Para o porteiro Marcos Rogério Nunes, 34, morador do Parque Iracema, esse problema também está o incomodando. “Tenho um filho de um ano e toda vez que acontece esse problema ele acorda e demora a dormir novamente. Chego em casa tarde do trabalho e preciso descansar. Fico irritado com esse problema”, diz.

Segundo o vigia da cancela da rua 15 de Novembro Juvenil Aparecido Ribeiro, 55, o problema está prejudicando tanto que terá de usar fone de ouvido. “Preciso comprar um aparelho para colocar em meu ouvido por causa do barulho forte. A cidade tem três cancelas e não é só quando estão perto delas que buzinam. Preciso resolver meu problema para não piorar”, diz.

Segundo o assessor de imprensa Tiago Guidelli da empresa que administra a concessão ALL (América Latina Logística), a buzina da locomotiva deve ser tocada antes de iniciar a movimentação, quando se aproxima de túneis ou viadutos e de passagem de níveis.

“Neste caso, deve-se começar a tocar a buzina com antecedência para que produza o efeito de advertência desejado, não menos de 200 metros antes de chegar à passagem de nível. Deve-se continuar tocando a buzina até que o cruzamento esteja ocupado pelo trem. Em outras circunstâncias, deve-se tocar a buzina como sinal de advertência. O apito também precisa ser utilizado quando as condições climáticas afetam a visibilidade”, diz.

Prefeitura

No mês de junho, o prefeito Afonso Macchione Neto anunciou que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) aprovou o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a execução de um novo contorno ferroviário na cidade.

Segundo Macchione com essa aprovação, seria fácil tirar os trilhos do centro da cidade. “Com essa obra economicamente viável, vamos buscar recursos para fazer o projeto executivo”, diz.

A proposta da Prefeitura é utilizar o atual espaço dos trilhos para um novo projeto viário para a cidade, com um metrô a céu aberto e avenidas paralelas, interligando vários bairros. O projeto executivo segundo o prefeito, exige grande investimento porque está diretamente relacionado ao custo total da obra.
O estudo de viabilidade foi aprovado pelo diretor de infraestrutura ferroviária do DNIT Geraldo Lourenço de Souza Neto, que está ligado ao órgão do Ministério dos Transportes. 


A empresa ALL

ALL é a maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil. Possui 21.300 km de extensão que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Opera uma frota de 1.070 locomotivas, 31 mil vagões e 1.000 caminhões entre próprios e agregados e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga. São 5 mil colaboradores diretos e 25 mil indiretos distribuídos por mais de 30 unidades em seis estados do país.

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