31 outubro 2010

Transoeste deverá ser estendida até Campo Grande

 

Publicado em 30.10.2010

Já em nossa edição de 20 de abril de 2010 em um artigo escrito por Ronaldo Inácio, previa a utilidade da ligação entre a Estação Alvorada e a linha 4 do metrô, finalmente a Prefeitura decidiu estender a transoeste favorecendo milhares de passageiros que seguirão para o centro da cidade e zona sul.


Serão mais 24 quilômetros, 23 estações e cerca de 108 milhões de reais. No projeto original estavam previstas 30 estações (26 estações até o Recreio e 4 em Guaratiba), esta semana o Prefeito Eduardo Paes anunciou a ampliação do projeto nas duas pontas da nova estrada. A via do BRT que inicialmente teria 32 quilômetros entre o Terminal Alvorada e a Estrada da Pedra ganhará mais 6 quilômetros da Alvorada até o Jardim Oceânico, o que facilitará a integração com a linha 4 do Metrô, e 18 quuilômetros da Estrada da pedra até Campo Grande, o que fará a integração com as estações de trem dos bairros pelos quais passará.

As expansões nos dois extremos do corredor ainda estão sendo detalhadas, e segundo Secretaria Municipal de Transportes o projeto dos novos trechos deve ficar pronto em um mês. Uma das decisões já tomada pela secretaria é de que no trajeto entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, os BRT´s circularão pelas faixas centrais da Avenida das Américas até o Shopping Downtown. Nesse ponto, fará uma curva para seguir pela Avenida Luiz Carlos Prestes (Via Parque), de onde atravessará o Canal de Marapendi por uma nova ponte, chegando finalmente no Condomínio Condado de Cascais. No terreno onde funcionou o motel Maxim´s será construída a estação terminal.



Na outra ponta do Transoeste, em Pedra de Guaratiba, o BRT não terminará mais na Estrada da Pedra como previsto originalmente. A via segregada do BRT se estenderá por mais sete quilômetros pela Rua Felipe Cardoso, até a estação de trem de Santa Cruz. Uma variante de 11 quilômetros será implantada na Avenida Cesário de Mello até a estação de trem de Campo Grande, nas imediações do 40 BPM (Campo Grande).

Na Barra está sendo planejada uma passagem subterrânea de pedestres com cerca de 150 metros de extensão que permitirá que os passageiros dos BRT´s possam acessar direto a estação do metrô. A passagem ligará o terminal do BRT no Condado de Cascais até a estação do metrô, que será construída no subsolo da Avenida Armando Lombardi, em frente ao Shopping BarraPoint.

Com a ampliação, a prefeitura espera aumentar de cem para até 220 mil passageiros por dia circulando no corredor. Os custos, que estavam orçados em R$ 692,1 milhões foram elevados para cerca de R$ 800 milhões. Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, as expansões serão divididas em dois lotes que serão licitados ainda este ano. O prazo original de entrega do corredor, marcado para junho de 2012, está mantido, diz Pinto.

http://www.portalguaratiba.com.br/2010/noticias/301006_transoeste_devera_ser_esticada_ate_campo_grande.html

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