28 outubro 2010

Agência prorroga prazo para esclarecimentos do TAV

 
28/10/10 -  ESTADOS E MUNICÍPIOS

Agência prorroga prazo para esclarecimentos do TAV
 
SÃO PAULO - Com o intuito de responder a todos os pedidos de esclarecimento sobre o edital referente ao processo de Concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou o prazo para os pedidos de esclarecimentos, que de início se encerraria em 1º de novembro e agora está previsto para acabar no dia 16 do mesmo mês. O anúncio foi feito pelo superintendente executivo da ANTT, Hélio Mauro França, na 4ª reunião pública de esclarecimento realizada na manhã desta quarta-feira na BM&F Bovespa, em São Paulo. "A ampliação do prazo visa a fornecer mais informações e não altera nenhuma das condições ou datas previstas no edital", garante ele.

A reunião também serviu para divulgar pequenos ajustes feitos no edital -que, agora, conta com a publicação dos esclarecimentos que já haviam sido solicitados e já foram respondidos. A maior parte deles é referente à tecnologia utilizada pelo TAV. "Em razão das perguntas, achamos por bem incluí-las no edital", explica França, que não descarta a possibilidade de ser realizada uma quinta reunião de esclarecimentos. O projeto para a fabricação do TAV engloba uma série de pontos polêmicos que dizem respeito a demanda, percurso e tecnologia, entre outros. Não poderia ser diferente, já que este projeto de trem diz respeito a uma das maiores construções do Brasil, orçada em R$ 33,1 bilhões e que vai utilizar mecanismos nunca antes usados no País.

China

Se, no Brasil, esse transporte se traduz em novidade, na China a situação é diferente. Além dos 20 mil quilômetros de trem-bala em funcionamento no país oriental, na terça-feira foi inaugurado o trem que liga Xangai a Hangzhou. O transporte atinge uma velocidade de até 356 km/h, o que, na prática, resulta em uma viagem de 202 km em 45 minutos. E não para por aí: a China prevê construir mais 13 mil quilômetros de ferrovias velozes até 2012.

"O governo chinês se programou para investir na infraestrutura e estamos em processo avançado neste setor", afirma o presidente do Conselho da Câmara Brasil-China (CBCDE), Paul Liu. Ele inclusive afirma que há uma grande esperança de a China participar do processo de construção do TAV no País. "Tanto a tecnologia francesa, ou inglesa, quanto a chinesa têm condições de serem utilizadas [no projeto], mas vejo a possibilidade chinesa interessante pela questão custo-benefício", aponta



Projeto

O TAV é um projeto desenvolvido pelo governo federal que vai interligar as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Além disso, integrará ao percurso os dois maiores aeroportos internacionais do País: Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, bem como o aeroporto de Viracopos, em Campinas. A obra, ao ser realizada, irá inserir o Brasil no seleto grupo de países que contam com este tipo de transporte, como é o caso da China e da Itália.

Apesar de significar um avanço em termos de meio de transporte e tecnologia, o TAV ainda é bastante criticado. Um estudo feito por consultores do Senado afirma que o primeiro projeto do trem de alta velocidade estaria longe de ser um sucesso. Entre outros pontos, o estudo aponta demanda insuficiente, tarifa cara e traçado problemático.

Para Hélio Mauro França, no entanto, o estudo faz uma série de avaliações isoladamente e sem sustentação própria. "O projeto atende a todos os requisitos quanto à sua implantação. Há estimativas, então quando se fala de demanda devem-se ter cuidados, como incluir cidades no percurso com fluxo de pessoas. Temos um projeto de uma forma geral, uma avaliação sobre a possibilidade da construção do TAV, ou seja, não há por que discutir os temas apontados pelo estudo."

No Brasil, a disputa pelo projeto, que já foi adiado pelo governo, é bastante aguardada. Com a publicação do edital de concessão do leilão do TAV em julho deste ano, a expectativa fica por conta do dia 29 de novembro, data em que está prevista a entrega de propostas de construção. No dia 16 de dezembro deverá ser anunciada a empresa responsável pelo projeto, que terá até seis anos para ser concluído.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já anunciou que espera que o TAV esteja funcionando na Copa de 2014. A obra, uma das mais audaciosas do País, vai enfrentar desafios: o traçado, que inclui desapropriação de terras e construção de túneis e pontes. Outro ponto é a tecnologia que será utilizada e que necessitará de conhecimentos estrangeiros para ser produzida. A previsão é de que o TAV, quando entregue, fará os 511 quilômetros entre o Rio de Janeiro e São Paulo em apenas 93 minutos. Hoje, há 13.414 km de vias de TAV em operação no mundo, outros 10.781 km estão sendo construídos e mais 17.579 km estão em fase de projeto.

Agência de Transportes prorroga prazo para pedidos de esclarecimento sobre edital do trem de alta velocidade (TAV), até dia 16.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=9&id_noticia=348057

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