26 outubro 2010

Atraso em estudo põe em risco o financiamento para o projeto Portais da Cidade

Prefeito José Fortunati deve pedir mais prazo a Portais a fim de obter os US$ 100 milhões da CAF

Apontado como fundamental para reorganizar o transporte público da Capital para a Copa de 2014, o Portais da Cidade tem um dia decisivo hoje. Em reunião com representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF), o prefeito José Fortunati deve solicitar a prorrogação do prazo para definições do projeto, devido a atraso nos estudos técnicos.

O encontro ocorrerá pela manhã, no Paço Municipal, no Centro Histórico. Ao lado do prefeito estará o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, e outros membros da comissão formada em abril passado para tratar do assunto. O pedido será uma tentativa de evitar a perda de financiamento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 177 milhões) assegurado pela CAF.

Em 16 de novembro do ano passado, prefeitura e CAF assinaram termo de cooperação no qual o município se comprometeu a realizar, por meio de consultorias privadas, uma série de análises prévias como pré-requisito para a liberação do financiamento. Para essa etapa, foram antecipados US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão). O prazo dado pela instituição financeira internacional, que tem sede na Venezuela, é de 365 dias. E não será cumprido.

Dividida em seis partes, a fase de definições teve início apenas em abril, com a contratação da empresa a consultoria Logitrans, de Curitiba. Por motivo não informado, os estudos estão atrasados.

O funcionamento

- Os passageiros de ônibus procedentes dos bairros da Capital e da Região Metropolitana desembarcarão nos portais e no terminal Triângulo

- Desse terminal, tomarão ônibus articulados especiais para seguir viagem dentro da cidade

- Os veículos percorrerão corredores exclusivos em direção ao centro de Porto Alegre. Também haverá conexões entre os portais

- A ideia é reduzir o volume de ônibus que se deslocam por dia ao Centro, 33 mil em média

- O projeto prevê que os ônibus partam de três em três minutos dos portais

- O passageiro continuará pagando apenas uma passagem, mesmo tomando mais ônibus, desde que não saia dos portais ou das estações

 Nos trajetos, serão construídas estações de embarque e de desembarque com plataforma elevada em relação à via. O passageiro pagará ao ingressar nas estações

- Cada portal terá um prédio, com terminal de ônibus, estacionamento subterrâneo para carros, bicicletário e serviços

Arquivo INFOTRANSP