Prefeito José Fortunati deve pedir mais prazo a Portais a fim de obter os US$ 100 milhões da CAF
Apontado como fundamental para reorganizar o transporte público da Capital para a Copa de 2014, o Portais da Cidade tem um dia decisivo hoje. Em reunião com representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF), o prefeito José Fortunati deve solicitar a prorrogação do prazo para definições do projeto, devido a atraso nos estudos técnicos.
O encontro ocorrerá pela manhã, no Paço Municipal, no Centro Histórico. Ao lado do prefeito estará o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, e outros membros da comissão formada em abril passado para tratar do assunto. O pedido será uma tentativa de evitar a perda de financiamento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 177 milhões) assegurado pela CAF.
Em 16 de novembro do ano passado, prefeitura e CAF assinaram termo de cooperação no qual o município se comprometeu a realizar, por meio de consultorias privadas, uma série de análises prévias como pré-requisito para a liberação do financiamento. Para essa etapa, foram antecipados US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão). O prazo dado pela instituição financeira internacional, que tem sede na Venezuela, é de 365 dias. E não será cumprido.
Dividida em seis partes, a fase de definições teve início apenas em abril, com a contratação da empresa a consultoria Logitrans, de Curitiba. Por motivo não informado, os estudos estão atrasados.
O funcionamento
O encontro ocorrerá pela manhã, no Paço Municipal, no Centro Histórico. Ao lado do prefeito estará o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, e outros membros da comissão formada em abril passado para tratar do assunto. O pedido será uma tentativa de evitar a perda de financiamento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 177 milhões) assegurado pela CAF.
Em 16 de novembro do ano passado, prefeitura e CAF assinaram termo de cooperação no qual o município se comprometeu a realizar, por meio de consultorias privadas, uma série de análises prévias como pré-requisito para a liberação do financiamento. Para essa etapa, foram antecipados US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão). O prazo dado pela instituição financeira internacional, que tem sede na Venezuela, é de 365 dias. E não será cumprido.
Dividida em seis partes, a fase de definições teve início apenas em abril, com a contratação da empresa a consultoria Logitrans, de Curitiba. Por motivo não informado, os estudos estão atrasados.
O funcionamento
- Os passageiros de ônibus procedentes dos bairros da Capital e da Região Metropolitana desembarcarão nos portais e no terminal Triângulo
- Desse terminal, tomarão ônibus articulados especiais para seguir viagem dentro da cidade
- Os veículos percorrerão corredores exclusivos em direção ao centro de Porto Alegre. Também haverá conexões entre os portais
- A ideia é reduzir o volume de ônibus que se deslocam por dia ao Centro, 33 mil em média
- O projeto prevê que os ônibus partam de três em três minutos dos portais
- O passageiro continuará pagando apenas uma passagem, mesmo tomando mais ônibus, desde que não saia dos portais ou das estações
Nos trajetos, serão construídas estações de embarque e de desembarque com plataforma elevada em relação à via. O passageiro pagará ao ingressar nas estações
- Cada portal terá um prédio, com terminal de ônibus, estacionamento subterrâneo para carros, bicicletário e serviços