31 outubro 2010

Trem de ferro nas grandes telas

 

Foto: Divulgação

Cem anos de histórias que deslizam pelos trilhos do trem. A Ferrovia São Paulo – Rio Grande está sendo tema de filme. A equipe de gravações já percorreu mais de quatro mil quilômetros. A ideia é lançar Memorável Trem de Ferro no mês de dezembro, em Piratuba, no Meio-Oeste do Estado.
Serão 20 minutos de história de uma das principais ferrovias do mundo. O filme, do gênero doc
umentário, promete uma viagem pelo mundo a vapor, relembrando uma época que o país seguia o caminho dos trilhos de ferro. E o trem era o principal meio de transporte.

Os cenários misturam lembranças à modernidade. A principal finalidade da produção é resgatar a história de um dos mais audaciosos empreendimentos da construção ferroviária. A equipe fez locações entre os dois extremos do trilho: Itararé (SP) e Santa Maria (RS).

As principais cenas do filme foram gravadas em Piratuba, onde é possível desfrutar de um programa em família a bordo de uma velha Maria Fumaça. A locomotiva a vapor percorre dois estados, até Marcelino Ramos (RS). O passeio de 25 quilômetros dura quatro horas e meia, incluindo uma hora e meia de parada para visitação aos pontos turísticos gaúchos.

Segundo Ernoy Mattiello, um dos documentaristas à frente da produção, o filme promete ser um grande registro histórico. O objetivo é contribuir também para a reativação da ferrovia.

- Estudos apontam que, em cinco anos, não será possível andar pelos trilhos com qualquer tipo de maquinário. O filme quer mostrar isso e tudo o que a ferrovia significou para as gerações antigas.

Mais do que mostrar belas imagens, a intenção é costurar a história. A construção cinematográfica será feita a partir de imagens épicas inéditas, personagens populares e entrevistas dos principais estudiosos do assunto.

A ferrovia

Inaugurada em Outubro de 1910, pela Brazil Railway Company, empresa do conglomerado Farquhar, a ferrovia motivou a Guerra do Contestado e o povoamento da região Meio-Oeste. A construção completa 100 anos em 2010.

http://wp.clicrbs.com.br/meiooeste/2010/10/29/trem-de-ferro-nas-grandes-telas/?topo=67,2,18,,,77

Arquivo INFOTRANSP