28 outubro 2010

Inaugurado o metro de Nova Iorque

Actualizado em 27-10-2010
 


14h35. 27 de Outubro de 1904. Nova Iorque prepara-se para assistir a um momento histórico: o mayor George McClellan assume os controlos e começa a viagem inaugural do metro da cidade. Quatro horas e meia depois, o metro abria ao público em geral. Mais de 100 mil pessoas quiseram experimentar o novo meio de transporte nesse primeiro dia.

Não foi o primeiro metro do mundo (essa distinção foi conquistada 41 anos antes por Londres), nem sequer o dos Estados Unidos (Boston, em 1897, abriu a primeira linha), mas rapidamente se tornou o maior sistema de transporte subterrâneo americano. A primeira linha tinha 28 estações e quase 15 quilómetros de extensão.

A rede, que tem hoje 26 linhas, 468 estações e é utilizada por 4,5 milhões de passageiros todos os dias, conheceu o seu período de maior expansão até 1936, escreveu Lawrence G. Reuter, então presidente da MT New York City Transit, em 2004, por ocasião do centenário da abertura do metro
“No final do século XIX, o potencial de Nova Iorque estava a ser constrangido pela lentidão do seu sistema de transportes”, referiu Lawrence G. Reuter. Os eléctricos, os autocarros e os comboios a vapor só podiam transportar passageiros a locais situados a curtas distâncias de Lower Manhattan, o coração económico da cidade.

Até à abertura do metro, houve diversos avanços e recuos políticos e técnicos. Ficou célebre a tentativa de Alfred Ely Beach, inventor e editor da “Scientific American”: em 1870, sem autorização das autoridades, inaugurou um túnel pneumático subterrâneo de 90 metros. A técnica não seria seguida, mas a experiência permanece como um dos episódios mais conhecidos da história dos transportes públicos em Nova Iorque.

Arquivo INFOTRANSP