São Paulo, 11 de Outubro de 2010
Promovida pela Aeamesp – Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô, a 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária reuniu profissionais, especialistas, dirigentes públicos e privados, empresários, consultores e estudantes para apresentar e discutir novas tecnologias, projetos e políticas públicas em prol do desenvolvimento do País e da qualidade de vida dos cidadãos. Com o tema “Trilhos Aproximando Cidades e Pessoas” e tendo por base os três eixos previamente estabelecidos: “trilhonegócio”, “tecnologias” e “políticas públicas”, a 16ª Semana contou com a presença de cerca de 1.950 participantes que tiveram a oportunidade de assistir a 50 sessões de trabalho, 36 das quais destinadas à apresentação de trabalhos técnicos desenvolvidos por profissionais e empresas do setor. Foram debatidos temas como: gestão de risco, sistemas críticos de segurança, segregação da estrutura, alimentação elétrica e rede aérea, telecomunicações, integração de transporte, desenvolvimento urbano e uso do solo e a questão urbanística no entorno de estações, questões ambientais, desempenho operacional, simulação e cálculo de demanda, recursos de manutenção e otimização da vida útil dos ativos metroferroviários e novas tecnologias, como as portas de plataforma, diversos tipos de material rodante, comunicação de dados, sinalização, entre outros. A Semana iniciou com a apresentação de um estudo sobre a responsabilidade compartilhada pelo investimento na expansão metroferroviária, que se transformará num documento da Associação com o objetivo de fomentar uma maior participação do governo federal para investimentos no setor. Este estudo mostrou que os países com os quais o Brasil concorre no cenário global, por um espaço de liderança no Século 21 - China, Índia e Estados Unidos – têm investimentos em infraestrutura maiores do que os nossos, principalmente em sistemas estruturantes sobre trilhos, e que buscam organizar o transporte, a mobilidade e a acessibilidade em suas principais cidades. Nestes quatro dias, discutiu-se os diversos modos de transporte, em particular os monotrilhos, que ainda precisam ser mais conhecidos e as demais alternativas de sistemas de média capacidade sobre trilhos; as dúvidas e os cuidados que deverão ser tomados em relação ao Trem de Alta Velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro – dúvidas como o formato das especificações contidas no edital de licitação e cuidados com as alternativas de engenharia, no que se refere aos métodos construtivos para implantação segura da nova linha. A logística do transporte de carga sobre trilhos e seus problemas também foram abordados, bem como a integração intermodal com as hidrovias. Ao final desta 16ª Semana, foram apresentados pelas áreas de planejamento do Metrô-SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os programas de investimentos para os próximos anos. As apresentações autorizadas e os trabalhos técnicos já podem ser acessados no site do evento http://www.aeamesp.org.br/bblt/16s/d4programa.aspx. A 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a Metroferr 2011 estão previstas para o período de 13 a 16 de setembro do ano que vem, no mesmo local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. |