26 janeiro 2013

Viagem de locomotiva reformada do século XIX lembra 150º aniversário do metrô de Londres

A primeira viagem do metrô mais antigo do mundo ocorreu em 10 de janeiro de 1863


 
Metropolitan 1, trem reformado construído em 1898, passa por um trem moderno, na estação Farringdon (Foto: Alastair Grant/AP)
 
Um seleto grupo de londrinos teve neste domingo (13) o privilégio de fazer uma viagem de metrô em uma locomotiva a vapor do século XIX para comemorar o 150º aniversário desse serviço de transporte na capital britânica. 

Os convidados para esta viagem, feita entre a estação de Kensington Olympia, no oeste da cidade, e a de Moorgate, no leste, entraram em uma Met Locomotive 1 construída em 1898 e que foi restaurada pelo Museu do Transporte.

A primeira viagem do metrô de Londres aconteceu no dia 10 de janeiro de 1863, entre as estações Paddington e Farringdon do então chamado Metropolitan Railway.

Dezenas de entusiastas dos trens e outros curiosos foram às plataformas de estações para ver passar a velha locomotiva, que encheu de vapor e barulho os túneis habitualmente utilizados pelos modernos trens do metrô de Londres.

A Met Locomotive 1 apitou em boa parte dos 36 minutos de duração da viagem na qual levou o vagão número 353 da Metropolitan Railway, construído em 1892 e restaurado, e de uma série de vagões Chesham cedidos para a ocasião por uma antiga ferrovia do condado de Sussex.

Na viagem desta manhã, o prefeito de Londres, Boris Johnson, esteve presente. 

Mais duas viagens foram marcadas para a tarde deste domingo. 

Na semana que vem, o trajeto será repetido pela locomotiva, como parte dos atos comemorativos marcados para os próximos meses para festejar os 150 anos de existência do metrô mais antigo do mundo.


Arquivo INFOTRANSP