11 janeiro 2013

Três tuneladoras trabalharão simultaneamente em obra do metrô de São Paulo

Duas fábricas de anéis de concreto serão montadas para operação de dois tatuzões e um megatatuzão



Divulgação: Governo de São Paulo/ Du Amorim
Fábrica de anéis de concreto em fase de implantação no pátio Guido Caloi
O governador Geraldo Alckmin anunciou o uso de três equipamentos shield para a perfuração dos túneis de expansão da Linha 5, da estação Adolfo Pinheiro à Chácara Klabin.

Segundo o Metrô de São Paulo, esta será a primeira vez que três equipamentos deste porte serão operados simultaneamente.

Conforme forem sendo escavados os túneis, anéis de revestimento de concreto serão instalados na sequência, deixando o local pronto para montagem dos trilhos e sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações.

Duas fábricas de anéis de concreto para os três shields, dois tatuzões e um megatatuzão, estão sendo implantadas na área do pátio Guido Caloi, que está em obras e deverá abrigar futuramente a oficina de manutenção e estacionamento dos trens da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo.

Uma das fábricas, que terá seus equipamentos importados da Alemanha, deve ser concluída em março deste ano. Já a segunda, que aguarda a chegada das peças vindas da França para o final deste mês, tem sua conclusão prevista para o dia 30 de abril.

Os dois tatuzões devem perfurar dois túneis de 6,9 m de diâmetro, do trecho que vai da estação Adolfo Pinheiro, no poço de serviço Conde de Itu, até as proximidades da Avenida dos Bandeirantes.

O megatatuzão, por sua vez, será utilizado na construção do túnel duplo de 10,5 m de diâmetro, com início no Posto de Serviço da Bandeirantes até a estação Chácara Klabin, na Linha 2-Verde, passando pela avenida Ibirapuera.

Divulgação: Metrô
Foto ilustrativa da máquina tuneladora shield na construção da Linha 4-Amarela chegando na estação República

O novo trecho de 11,5 km de extensão, entre o Largo Treze, em Santo Amaro, e Chácara Klabin, receberá 11 novas estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

 Com a conclusão do prolongamento, prevista para 2015, a Linha 5 terá 20 km de extensão e 17 estações, de Capão Redondo à Chácara Klabin.

A previsão é que a linha receba 771 mil passageiros diariamente.

O novo trecho representa a interligação da linha às linhas metroviárias 1-Azul, na estação Santa Cruz, 2-Verde, na estação Chácara Klabin, 17-Ouro, na estação Campo Belo, e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


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