29 janeiro 2013

Vem aí o carro sem motorista

Dia desses vi uma entrevista de um consultor de empresas automobilísticas, onde falava que o automóvel do jeito que conhecemos não iria durar muito. 

Segundo sua argumentação, as grandes cidades estariam melhorando muito o transporte coletivo, e não fazia sentido o gasto individual em automóveis, e além disso, teríamos uma grande revolução, que seria o carro sem motorista.

Ele lamentava o fato de que a indústria mudaria muito, mas que era uma tendência. As pessoas teriam carro apenas para passear, e não mais para se transportar no dia a dia.

E hoje vejo no Twitter um link para a reportagem “Fasten Your Seatbelts: Google’s Driverless Car Is Worth Trillions“, que fala do novo protótipo testado pelo Google e por diversas universidades, que simplesmente dispensa o motorista.


O veículo é impressionante.

Ainda mais mercial de revenda.

Os benefícios são imensos, desde a drástica redução de acidentes até a melhoria significativa no tráfego urbano.

E como um carro como este impacta a indústria?

Este automóvel simplesmente “mata” a indústria da forma como conhecemos. Digo isso porque, com carros como este, não haveria necessidade de carros individuais, já que ficariam parados na garagem maior parte do tempo (aliás, como é hoje), e um possível serviço de táxi seria muito mais vantajoso.

 Utilizar táxi já é mais vantajoso hoje em dia, mas ainda insistimos em ter um carro próprio para o deslocamento, provavelmente porque o dirigimos.

Imagine quando nossa cabeça entender que o automóvel é apenas para mobilidade.

É um daqueles passos comuns, já conceituado por Schumpeter em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, como “Destruição Criativa”.

E para quem acha que isso nunca vai acontecer, basta tentar se lembrar da última vez em que usou uma máquina fotográfica tradicional, ou uma máquina de escrever, ou ouviu um disco de vinil, ou…

O Estado de Nevada, nos EUA, já autorizou legalmente a utilização do carro, e a Toyota, em parceria com a Google, já estão planejando a produção.

O carro ainda tem custo de produção muito elevado (em torno de US$ 150 mil), mas isso não deve demorar muito.

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/vem-ai-o-carro-sem-motorista/

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