O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
anunciou nesta sexta-feira as novas condições de financiamento para a
implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV), após as mudanças no modelo
de licitação do projeto.
Para a primeira etapa de licitação, com
entrega de propostas marcada para 13 de agosto deste ano, o empréstimo
está limitado a R$ 5,3 bilhões na data-base de dezembro de 2008,
corrigidos pelo IPCA (R$ 6,6 bilhões, em valores de dezembro de 2012),
com taxa de juro de TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo, hoje em 5%) mais
1% e prazo de até 30 anos.
O TAV terá 511 quilômetros de extensão, conectando os
municípios de Campinas, São Paulo e Rio e Janeiro.
O trem terá
velocidade máxima de cerca de 300 km/h e paradas em outros municípios ao
longo do percurso.
Segundo nota divulgada pelo BNDES, a primeira etapa do projeto
compreende a implantação dos sistemas de sinalização, eletrificação e
comunicação, fornecimento do material rodante, proteção acústica,
operação e manutenção do sistema.
A empresa responsável pela execução da
etapa será selecionada por meio de leilão.
O BNDES concederá apoio
financeiro ao concessionário que vencer a licitação.
O apoio do BNDES será na modalidade de "project finance", de forma direta.