24 janeiro 2013

Secopa aprova projeto de design interior; veja as fotos

Ao todo, 40 carros de quatro vagões cada serão operados na Grande Cuiabá


Vagão do VLT: design do interior dos vagões foi aprovado












A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e o Consórcio VLT Cuiabá já decidiram todos os detalhes do design interior do novo modal de transporte, que será implantado em Cuiabá e Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

O projeto, ao qual o MidiaNews teve acesso com exclusividade, incluiu detalhes como as cores, tecidos e texturas aprovadas pela pasta para serem usadas no interior de todos os vagões do VLT.

Ao todo, a Secopa já licitou 40 carros, formados por sete vagões cada um. Os veículos estão sendo construídos na Espanha, pela CAF Brasil Indústria e Comércio, empresa que integra o Consórcio VLT Cuiabá (Confira a íntegra do projeto de design anexo, em pdf).


Operação


Cada conjunto de sete vagões do VLT terá capacidade máxima de passageiros de 400 pessoas. A velocidade de operação do veículo será de aproximadamente 60 km/h.

Ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, serão instalados três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletas, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O projeto prevê ainda que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na execução das obras.

O sistema de bilhetagem implantando deverá ser compatível e integrado aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação apenas nos ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores).

O VLT

O VLT terá dois eixos, ligando a região do CPA ao Aeroporto, e os bairros do Coxipó ao Centro da Capital.

O modal será implantando nos canteiros centrais das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico, Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, e nas avenidas da FEB e João Ponce de Arruda, em Várzea Grande.

Ao longo de todo o trajeto, serão edificados cinco viadutos, bem como quatro trincheiras e três pontes – obras de arte especiais que também serão executadas pelo consórcio.

A expectativa da Secopa é que o VLT demore em torno de 20 minutos para percorrer, de uma extremidade a outra, cada eixo. Nos horários de pico, a expectativa é que os terminais tenham um VLT saindo de quatro em quatro minutos.

Eixo CPA-Aeroporto


Como deverá ser o interior do VLT que será operado em Cuiabá
Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA I e André Maggi), além de um elevado ferroviário no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

Quatro trincheiras serão construídas (Km Zero, Avenida da FEB-Cristo Rei, Rua Desembargador Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe), além de 22 estações de transbordo, uma ponte sobre o Rio Cuiabá e dois viadutos: um elevado ferroviário no Aeroporto e outro próximo à Secretaria de Fazenda, na Avenida do CPA.

Nesse eixo será feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.

Eixo Coxipó-Centro


O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 quilômetros de extensão e contará com um terminal de integração na região do Coxipó, 11 estações de transbordo, três viadutos: um na rodovia MT-040, outro na Avenida Beira Rio e um no trevo que dá acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Além disso, duas pontes serão construídas sobre o Rio Coxipó

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=14&cid=146419

Arquivo INFOTRANSP