A palestra " Mobilidade Urbana Veículo Leve sobre Trilhos" , nesta semana, tirou dúvida de um auditório convidado pelo vereador Elias Chediek.
Afinal, a saída dos trilhos permitirá 1,2 milhão de m2 de área que merece ser inteligente e ambientalmente utilizadas para sustentação da vida araraquarense.
A Conferência, ministrada pelo Professor Doutor Eduardo Gonçalves David, apresentou detalhes sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos VLT na cidade de Burgos (Espanha), que contou com sua participação. "
Na Europa, algumas cidades são denominadas ‘ civita’ , pois, servem como modelo de desenvolvimento e respeito ambiental. Burgos é uma dessas cidades" , explicou.
David contou também que houve uma grande valorização imobiliária no local da implantação do VLT, pois o local recebeu, além da linha do VLT, um boulevard e uma ciclovia. Chediek lembrou que Araraquara vive um problema crescente de aumento da frota de veículos, com ruas estreitas.
Assim, um sistema de transporte público moderno e eficiente seria saída para melhorar o trânsito na cidade. " Nós já temos os trilhos colocados, representam metade dos custos de implantação do VLT. Não podemos perder essa vantagem" , diz Chediek .