15 janeiro 2013

Metrô de Beijing celebra 42 anos de operação

  
 
O sistema de metrô de Beijing entrou em seu 42º ano de operação nesta terça-feira, celebrando quatro décadas de expansão que o tornaram o segundo metrô mais extenso do mundo.

  O sistema de metrô de Beijing deve transportar aproximadamente 10 milhões de passageiros diariamente em 2013, ultrapassando o metrô de Moscou, o mais movimentado do mundo, que leva 9 milhões de passageiros por dia, de acordo com o departamento de transporte de Beijing.  

 Construído nos anos 1960, o primeiro trecho do metrô de Beijing foi usado inicialmente para defesa nacional. A linha de metrô começou a receber passageiros civis em 15 de janeiro de 1971.  

 O sistema tem atualmente 16 linhas que transportam 8,7 milhões de passageiros por dia. A recente abertura de quatro novas linhas elevou a extensão total para 442 quilômetros.  

 Jia Peng, porta-voz da Companhia de Operação do Metrô de Beijing, disse que a expansão da rede exigiu um sistema de horários melhor, manutenção regular dos equipamentos e treinamento reforçado de funcionários.  

 A velocidade e a densidade da construção do metrô não têm paralelos na história, indicou Hao Weiya, vice-gerente-geral da Beijing Infrastructure Investment Co., Ltd.  

 As linhas de metrô de Beijing superarão 700 quilômetros em 2015, segundo Hao, acrescentando que o investimento para construí-las somará 500 bilhões de yuans.  

 O sistema de trânsito urbano da China entrou em um período de rápido desenvolvimento, afirmou Gao Yucai, diretor da Comissão de Transporte Ferroviário Urbano, subordinada à Associação Chinesa de Comunicações e Transporte.  

Quarenta cidades chinesas terão linhas de metrô até 2020, com uma extensão combinada de mais de 7 mil quilômetros, de acordo com Gao.  

Embora o desenvolvimento do trânsito metroviário tenha trazido grande conveniência para os cidadãos, acidentes ocorridos nos últimos anos advertiram que a segurança e a manutenção devem ser reforçadas.  

Um menino morreu e outras 30 pessoas ficaram feridas quando uma escada rolante quebrou em uma estação da Linha 4 do metrô de Beijing em julho de 2011. 

http://portuguese.cri.cn/561/2013/01/15/1s161058.htm

Arquivo INFOTRANSP