Previsão é de que primeiras viagens comerciais comecem em agosto
- Ainda na primeira quinzena de agosto, a primeira estação do metrô em Novo Hamburgo deve estar disponível ao público, o que significa que começará a operar comercialmente, com viagens a Porto Alegre e cidades que ficam no meio desse percurso.Aprevisão é do diretor do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho, que garante que 99% das obras estão prontas.
Segundo ele, até o dia 20 de julho as obras devem terminar, para que posteriormente sejam feitos testes de segurança, antes da abertura para público. Na Estação SantoAfonso/Esporte Clube Novo Hamburgo, cujo nome foi definido por lei municipal, a maior parte das obras está concentrada no entorno da urbanização, além de detalhes como pintura, instalação de mobiliário e comunicação visual. Outras duas estações estão previstas para o Município (Fenac e Novo Hamburgo).
A Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, também está em fase de acabamentos e a intenção é inaugurá-la junto com a de Novo Hamburgo.
TRANSFERÊNCIA
ATrensurb garante que as últimas famílias residentes nas proximidades da nova Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, serão transferidas até esta semana para o Loteamento Padre Orestes. A área precisa ser liberada para a construção do sistema viário de acesso à estação.A informação é do coordenador de Relações Comunitárias da Trensurb, Edson Ferreira dos Santos. A entrega das casas é feita pela prefeitura e aTrensurb presta auxílio no transporte das famílias.
Com a remoção dessas famílias, a prefeitura aguarda, agora, a liberação de verba solicitada pela Trensurb à União para terminar duas quadras do Loteamento Padre Orestes, cerca de 200 moradias, destinadas às demais famílias da Vila dos Tocos atingidas pela obra do trem.