30 abril 2011

Governo do Mato Grosso quer conhecer transportes urbanos lusos

Autoridades do Estado do Mato Grosso chegam quinta-feira ao Porto para avaliar as opções de mobilidade urbana para Cuiabá.


 Uma comitiva oficial do Governo do Mato Grosso desloca-se esta semana a Portugal para conhecer melhor os sistemas de transportes urbanos, tendo em vista a possível implementação, na cidade de Cuiabá, de um veículo leve sobre trilhos (VLT).

O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, chega à cidade do Porto na quinta-feira, 28, acompanhado do novo presidente da Agência Executora de Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), Eder Moraes, e de outros responsáveis. Além de Portugal, a comitiva brasileira deslocar-se-á também a Inglaterra.

De acordo com o portal "24 Horas News", empresários portugueses se manifestaram interessados na implantação de um modelo de veículo movido a diesel ecológico, com recursos a serem constituídos a partir de fundos de pensões e suas respectivas garantias bancárias. Em troca, os empresários obteriam a concessão de exploração do investimento por 30 anos, com possibilidade de renovação.

Um dos pontos fundamentais a serem identificados com a visita a Portugal será também a questão da tarifa a ser cobrada dos usuários, segundo a mesma fonte.

Eder Moraes, que tomou posse como presidente da Agecopa esta segunda-feira, destacou que a preocupação sobre qual o modelo de transporte de mobilidade urbana em Cuiabá deverá ser sanada o mais breve possível.

"Ainda nesta quinta-feira vamos visitar a Europa para conhecer o modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Após isso, vamos dividir com a sociedade o modelo de transporte que será adotado por Cuiabá", afirmou.

Esta não é a primeira vez que as autoridades de Mato Grosso revelam interesse no mercado português. No ano passado Portugal foi um dos países que receberam as 14 missões técnicas promovidas pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A China ainda é o país que mais compra de Mato Grosso. Portugal e Itália também fazem parte daqueles que compram produtos mato-grossenses.

Arquivo INFOTRANSP