25 abril 2011

Audiência pública debate implantação de trem de passageiros entre Rio Grande e Pelotas

 
Projeto já foi discutido em dois municípios da região
    A comunidade rio-grandina terá a oportunidade de debater, nesta segunda-feira, 25, o projeto da implantação de uma linha de trens interligando os municípios de Rio Grande, Capão do Leão e Pelotas. Os dois município vizinhos já realizaram audiência pública sobre o assunto. O debate inicia-se a partir das 9h, na Câmara Municipal do Rio Grande.

    O pedido encaminhado pelo deputado estadual Alexandre Lindenmeyer (PT) ao presidente da Câmara, Paulo Renato Mattos Gomes, o Renatinho (PPS), foi protocolado pelos vereadores Cláudio Costa e Luiz Francisco Spotorno, da bancada do PT, e aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira, 19.

    Lindenmeyer, que conversou recentemente sobre o assunto com os diretores da Trensurb em Porto Alegre, acredita no projeto e convida a população para participar da discussão. "Será uma grande oportunidade para a nossa comunidade debater alternativas viáveis para um dos maiores `gargalos´ do município que é a mobilidade urbana", diz.

    Foram convidados para a audiência o especialista na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Gestão Ambiental, professor Heitor Vieira, prefeito Fábio Branco (PMDB), deputado federal, Fernando Marroni (PT) e demais lideranças da região.

    O deputado articula ainda a realização de um evento complementar sobre mobilidade urbana no Município. Em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e com o professor Heitor Vieira, Alexandre Lindenmeyer participa da organização do 1º Encontro sobre Transporte e Mobilidade Sustentável, que está previsto para o dia 20 de maio na instituição.

    Conforme avaliação do diretor da Trensurb, Marco Arildo Cunha, dentre os trechos analisados, Pelotas-Rio Grande é o que apresenta maior viabilidade de ser executado devido ao aglomerado populacional das duas cidades. A densidade populacional, aliada ao intenso trânsito de pessoas entre as duas cidades e os pesados investimentos feitos no Polo Naval do Rio Grande, é forte aliada da proposta

    Arquivo INFOTRANSP