14 abril 2011

Curitiba pede urgência em obras de mobilidade

Ônibus biarticulado tem capacidade para 250 pessoas (crédito: Prefeitura de Curitiba/Div.)
Carro particular
O planejamento da cidade sempre ignorou o automóvel particular, diz o professor Pedro Akishino, especialista em Engenharia de Tráfego da Universidade Federal do Paraná. "O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) e as autoridades de Curitiba sempre privilegiaram o transporte coletivo, apesar de vários alertas da Universidade sobre o crescimento da frota de veículos particulares. Os carros multiplicaram-se em número enorme e continuam enchendo as vias, de um lado a outro da cidade e hoje a reclamação é generalizada."

Para este setor, a prefeitura prevê novas obras até 2014. Entre elas está o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Considerado um dos grandes projetos a favor da mobilidade, com investimento previsto de R$ 10 milhões, o SIM é composto por melhorias nos controles de tráfego, circuito fechado de televisão, sistemas de operação de emergências, controle de estacionamento regulamentado, fiscalização eletrônica e controle de infrações e de informações ao usuário, com o uso de painéis de mensagens variáveis.
Softwares avançados e modernos equipamentos trarão melhorias ao trânsito e ao transporte coletivo, aprimorando a mobilidade em toda a cidade e também nas vias de ligação com a Região Metropolitana.
No segmento de transporte público, a prefeitura irá colocar em funcionamento 24 novos ônibus biarticulados (veja box), com capacidade para transportar 250 passageiros cada um.

Mas, na opinião de Akishino, as medidas tomadas pela prefeitura são paliativas, pois logo haverá novo saturamento. “Ainda que o transporte coletivo, com a implantação de novos ônibus e linhas tenha um aspecto positivo, a realidade nas ruas nos coloca diante do desafio sobre o que fazer com os carros”, diz o professor.


Obras e prazos previstos na Matriz de ResponsabilidadeObra                                                                  Início obras   ConclusãoBRT Aeroporto-Estação Rodoferroviária         Mar 2011        Dez 2012
Sistema Integrado de Monitoramento             Jan 2011         Dez 2012
BRT Av. Cândido de Abreu                                Mar 2011        Mar 2012
Requalif. da Rodoferroviária                             Jun 2011        Dez 2012
Extensão da Linha Verde Sul                             Jun 2011        Dez 2012
Requalif. Terminal Sta. Cândida                        Out 2010        Out 2012
Requalif. Corr.Marechal Floriano                      Jan 2011         Jul 2012
Corredor Metropolitano (vários trechos)        Abr 2011        Dez 2012
Vias de integração metropolitana                   Set 2010         Jun 2012

Ainda neste mês de abril começa a circular pelas ruas de Curitiba o primeiro ‘Ligeirão’, com 28 metros. O veículo equivale a três ônibus normais, tem 58 assentos e capacidade para 250 passageiros, considerando os que vão de pé. Os assentos são estofados, para maior conforto dos passageiros, e para o motorista é fácil de manejar, pois diversos comandos, como o de abrir e fechar das portas, são controlados por painel acionado a um leve toque. Com isto, o motorista pode concentrar mais sua atenção na direção do veículo. O Ligeirão utiliza biocombustível de soja, menos poluente do que o díesel comum.
O esgotamento do sistema viário será provavelmente um dos principais problemas a serem enfrentados pelos turistas que visitarem Curitiba durante a Copa de 2014. Hoje, o Paraná tem uma frota aproximada de cinco milhões de veículos, com 2,6 milhões apenas em Curitiba. Assim, a capital paranaense requer urgência na conclusão das obras de mobilidade urbana antes do Mundial.

A exceção do conjunto de obras que compõem as Vias de Integração Radiais Metropolitanas e o Corredor Metropolitano, os trabalhos para melhorar a mobilidade em Curitiba seguem dentro dos prazos estipulados na Matriz de Responsabilidade assinada em janeiro de 2010 entre o governo federal, paranaense e curitibano. Os investimentos chegam a R$ 241,5 milhões, e uma parte desses recursos já está sendo aplicada pela prefeitura.

No caso das vias de integração – corredores entre o aeroporto Afonso Pena e o centro da cidade – a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) informa que somente agora os projetos serão avaliados e que um novo cronograma será ajustado com o Ministério das Cidades.  Segundo o presidente da Comec, Gil Polidoro, a reunião com o ministério estava prevista para fevereiro passado, mas foi adiada.

Arquivo INFOTRANSP