investimento é referente ao PAC Mobilidade Urbana e será destinado à melhoria e ampliação da infraero
O Governo do Estado trabalha, junto ao Ministério das Cidades, através da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), visando à liberação de recursos da ordem de R$ 130 milhões para melhorar e ampliar os serviços metroviários oferecidos ao usuário piauiense. O investimento é referente ao PAC Mobilidade Urbana e será destinado à melhoria e ampliação da infraestrutura de transporte público metroviário em Teresina.
O projeto apresentado ao Ministério foi baseado nas alterações previstas pelos técnicos do órgão. De acordo com o diretor-presidente da CMTP, Marcos Silva, a meta é duplicar a linha existente e fazer a inserção de muro de proteção no entorno da linha, bem como a sinalização automática nas passagens de nível.
"Também pretendemos fazer com este recurso a reforma das estações e a construção de mais seis pontos para acolhimento de passageiros. O nosso projeto também contempla a aquisição de quatro máquinas novas e a adaptação das estações obedecendo ao critério de acessibilidade, além da ampliação de mais três quilômetros na extensão da linha. Com isso, o metrô de Teresina chegará até o terminal rodoviário e a malha passará a ter cerca de 17 quilômetros”, explicou Silva.
O diretor administrativo da CMTP, Antônio Sobral, acrescenta que as modificações têm tudo para ser aprovadas. Isso porque o Ministério das Cidades conhece e apoia as sugestões feitas pelo Estado do Piauí. “Temos uma forte presença junto ao Ministério. Eles já conhecem nossas sugestões de ampliação e de melhoria do nosso transporte metroviário e a expectativa é que o projeto enviado seja aprovado na íntegra”, disse.
A expectativa é de que, até o dia 20 de maio, seja marcada a data para que os técnicos da CMTP tenham uma audiência, em Brasília, para fazer a explanação do cronograma de execução do projeto. “A nossa previsão é de que, se tudo for aprovado, o recurso já esteja em caixa no início de 2012”, apostou Marcos Silva.