Contratada pela Alstom do Brasil – líder em equipamentos e serviços para geração, transmissão de energia e transporte ferroviário -, a Irga transportou de São Paulo para Brasília (DF), 48 trens do metrô, com peso aproximado de 42 toneladas cada trem.
A operação teve duração aproximada de oito meses. Segundo Acácio Barboza, 40 anos, gerente operacional de transportes da Irga, este foi mais um projeto realizado com sucesso.
A logística funcionou da seguinte forma: os trens foram levados em comboio de quatro equipamentos por etapa e, ao chegarem no destino, foram descarregados com o uso de pórtico hidráulico. O trajeto percorrido iniciava em São Paulo e seguia por Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia, Catalão, Cristalina e, por fim, Brasília.
Conforme detalha Acácio Barboza, as maiores dificuldades para a concretização da operação foram identificadas à saída dos conjuntos da sede da Alstom, em São Paulo. “Devido à localização da empresa e às características dos conjuntos carregados, estes só podiam sair da Alstom no período noturno com o apoio do CET-SP, quando as condições climáticas não eram favoráveis (chuvas), a operação era suspensa causando a postergação na entrega da carga no destino e atraso no cronograma de transporte.”
Outro ponto importante lembrado nessa operação foram os monitoramentos para retirada de veículos e caminhões estacionados no percurso que os conjuntos percorreram pelo perímetro urbano de SP, durante o dia era necessário a localização dos proprietários destes veículos para informá-los sobre a necessidade da retirada dos mesmos ao longo do trajeto, devido as manobras realizadas em ruas estreitas.