Utilizar a linha férrea da região como uma forma de transporte coletivo. Este é o projeto do grupo de estudos da Câmara Temática VLT Integração Sobre Trilhos.
O geógrafo Fábio Luiz Pereira, membro da Câmara Temática, explica que o projeto surgiu em 2004, através do Pró-Jaraguá - grupo de profissionais liberais, em conjunto com a Aejas – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul. “Para buscar uma alternativa na reutilização da malha ferroviária”, explana.
Fábio explica que, na ocasião, o grupo começou a se reunir para encontrar alternativas. Assim, surgiram três propostas: BRT (ônibus ferroviário), criação de uma avenida para veículos leves ou VLT (Veículo Leve Sobre trilhos). “Dentre as três opções, a que o grupo achou mais viável foi o VLT”, comenta.
Primeiramente, a proposta está sendo difundida para a sociedade, poder público e privado. O projeto já foi apresentado para a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e Guaramirim. “A ideia foi bem aceita”, lembra Fábio. Serão realizadas ainda audiências públicas para discussão do assunto junto à população.
O geógrafo esclarece que, somente a partir de uma possível aprovação, é que será elaborado um projeto mais detalhado e técnico. “Através do PAC 2, de mobilidade urbana, ou através da iniciativa privada. Ou seja, empresas que sintam interesse em explorar o transporte coletivo de massa”, informa.
Como a concretização do plano depende de recurso federal, Pereira afirma que é difícil informar uma data para a concretização do plano. Mas adianta um possível cronograma: Terminar o projeto este ano, apresentá-lo ano em 2012, para então, buscar os recursos.
A população mostra interesse na proposta. Marinalda dos Santos Mendes, 40 anos, diz que usaria o transporte sobre trilhos. “Acho uma boa ideia. Haverá menos congestionamento na rua e os trilhos seriam utilizados novamente”, fala. Já Helena dos Passos, 56 anos, diz que é uma forma de melhorar o transporte público. “Os ônibus estão super lotados ultimamente”, ressalta.
O VLT já é utilizado na região do Cariri, que liga a cidade de Joazeiro do Norte a Crato, no Ceará. No dia 24 de março, o grupo de estudos, junto com uma equipe técnica de Jaraguá e alguns membros das câmeras de vereadores dos dois municípios, vai àquela região para conferir a operação do sistema e conhecer a empresa que fabrica este tipo de veículo.
Como funciona o VLT?
Vai funcionar como se fosse um trem, ou um metrô de superfície.
Quem administrará este transporte?
A ideia é que o VLT seja trabalhado em conjunto com a empresa que tenha a concessão do transporte de ônibus na região, no período da implantação.
Quais as vantagens do VLT?
Além da diminuição do congestionamento, o transporte é muito confortável e com ar condicionado. Poderá transportar de 190 a 760 passageiros por viagem. Há a estimativa de que, com a operação do novo transporte, serão 30 mil veículos a menos em circulação diária na região. Será ainda uma forma de resgate histórico, já que todos os municípios da região cresceram em função da ferrovia.