22 fevereiro 2011

Polo metroferroviário

 

Polo metroferroviário de Três Rios é destaque no estado

Uma das empresas que produzem para o mercado nacional e internacional ampliou as instalações e montou fábrica de fibra de vidro para interior de vagões


Três Rios - Vivendo um momento de franca retomada, o setor ferroviário em Três Rios vem se destacando pela participação nos projetos de alta tecnologia, em parceria com as maiores empresas nacionais e internacionais do setor metroferroviário. Instalada em Três Rios, a empresa T’Trans — atuante no segmento de especialização em reformas e fabricação de trens — venceu a licitação para fabricar dois aeromóveis para implantação da linha que fará a integração Trensurb — Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O aeromóvel é um transporte automatizado e solução econômica que se integra ao meio ambiente, sem deteriorá-lo.

Para atender com maior qualidade a essa crescente demanda, a empresa ampliou as instalações e montou uma fábrica de fibra de vidro para produção do interior dos carros de trem. Dentre os projetos futuros está a participação na licitação para fabricação de 60 novos trens para o Rio de Janeiro, que acontecerá em breve, segundo informou o diretor-adjunto Paulo Munck. Ele ressalta que a empresa está pré-qualificada pelo governo federal para ser uma das empresas nacionais a participar do processo de “transferência de tecnologia” do TAV (Trem de Alta Velocidade).

Para entregar 150 carros de trens, até 2013, para o governo de São Paulo, a empresa se prepara para contratar pelo menos mais 100 funcionários, que atendam a toda essa demanda de produção, incluindo os novos projetos, como o aeromóvel e o trem de alta velocidade.

Outra empresa que se destaca no setor, a Pifer, é especializada em projetos de interiores ferroviários. Há 10 anos instalada em Três Rios, com 208 funcionários e com toda sua produção concentrada na cidade, a Pifer foi considerada a 35ª empresa que mais cresce no Brasil pela revista Exame. “O mercado deu uma aquecida, e nós fomos mais agressivos, conquistamos novos clientes e hoje vemos o reconhecimento de nosso trabalho”, disse o presidente da empresa, Otávio Campos.

Complementando o setor, a EIF Locomotivas, nove anos no mercado, provendo comercialização, manutenção, serviços e fornecimentos de peças para locomotivas Diesel-Elétricas, além de atuar em reformas de vagões.

Arquivo INFOTRANSP