A intenção de Divinópolis ter um centro que viabilize a educação ferroviária foi discutida com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e com o diretor Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Marcelo Spinelli.
Quem tratou do assunto foi o deputado federal Jaiminho Martins (PR/MG) que entregou ao ministro um protocolo de Intenções entre o Ministério dos Transportes, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, a Associação Nacional de Transportadores Ferroviários – ANTF, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT / CNT - Confederação Nacional do Transporte, para a implantação do centro avançado de estudos e pesquisas do setor ferroviário.
De acordo com Jaiminho Martins, a intenção é transformar Divinópolis num pólo tecnológico e acadêmico. “Nossa expectativa é de que o transporte sobre trilho possa resolver o grande problema que nós temos hoje que é o problema da mobilidade, tanto a mobilidade urbana como a mobilidade entre os principais centros do país.
Acho que vale a pena citar também que o Projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) vem acompanhado de um projeto de absorção de tecnologia e nesse sentido estivemos com o ministro dos Transportes no sentido de que o Campus do Cefet de Divinópolis, em Minas Gerais, possa se transformar nesse Centro de Excelência em Educação Ferroviária, produzindo profissionais: técnicos, engenheiros e pós-graduados, para fazer essa absorção dessa tecnologia em parceira com os principais países que hoje detém o trem de alta velocidade, China, Coréia, França e demais países”, enfatizou.
Ainda de acordo com o parlamentar, ficou agendado para o próximo dia 15 de março, em Divinópolis, em local a ser confirmado e divulgado, uma reunião para o avanço das negociações do centro de excelência. Participarão da reunião, diretores da ANTF, Cefet-MG, Governo Federal e entidades de classe ligadas ao transporte.
http://www.noh.com.br/?pg=noticias_corpo_default&codigo=9618