ANTP ouviu mais de 3 mil pessoas sobre serviço de metrô, trem e ônibus.
Ônibus foram considerados bons ou excelentes por 59% dos entrevistados
A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) fez uma pesquisa para saber o que os passageiros acham do serviço prestado por metrô, trem e ônibus na capital paulista e na Grande São Paulo. Mais de 3 mil pessoas foram ouvidas. E a maioria avaliou que o transporte melhorou desde o ano passado. Serviços como os ônibus da capital e o metrô foram considerados bons ou excelentes por pelo menos seis em cada 10 entrevistados. A pior reclamação foi sobre a lotação no transporte público.
Não são poucas as reclamações de quem anda de ônibus todo dia. "Lotado, os ônibus continuam a mesma coisa. Para mim não mudou praticamente nada", disse um usuário. "Ainda mais agora que aumentou podia melhorar o serviço para acompanhar o valor do aumento", completou uma passageira. Mas quem utiliza o transporte destaca o que considera positivo. “Agora eu acho que está bem melhor porque tem mais ônibus nas linhas", afirmou outra usuária.
Os passageiros disseram que o transporte melhorou, mas que ainda é insatisfatório. 70% das pessoas que responderam a pesquisa acham que, no futuro, o transporte vai melhorar. Os ônibus municipais da capital foram considerados bons ou excelentes por 59% dos entrevistados. Em 2009, o índice era de 50%. Mas quanto à avaliação dos corredores de ônibus, a situação piorou: o índice de aprovação caiu de 58% para 53%.
A pesquisa mostrou que o metrô é o meio de transporte mais bem avaliado pela população. Em 2009, 82% achavam o serviço bom ou excelente. Em 2010, esse índice foi para 84%. Mas, isoladamente, a aprovação da Linha Verde, que cruza a Avenida Paulista, piorou: era de 88% e foi a 84%. A aprovação dos trens da CPTM também aumentou: foi de 50% para 54%.
Quem tem carro diz que usaria o transporte público se a qualidade do serviço fosse melhor. Dois terços dos passageiros passam mais de duas horas por dia dentro do transporte público. Uma reclamação comum foi o preço da passagem de ônibus. E a pesquisa foi realizada antes do reajuste da passagem, de R$ 2,70 para R$ 3.
Dados da pesquisa "Imagem dos Transportes Públicos na Região Metropolitana de São Paulo":
Metrô | 84% avaliam o serviço como excelente/bom. Em 2009, a aprovação era de 82% |
Linhas do Metrô | Linha 5 – Lilás: avaliação positiva cresceu de 86% em 2009 para 90% em 2010 Linha 2 – Verde: foi avaliada como excelente/boa por 84% dos entrevistados, contra 88% na edição passada. Linha 1 - Azul: em 2010, 85% dos entrevistados consideraram excelente/boa, mesmo percentual de 2009. Linha 3 – Vermelha: registrou percentual de excelente/bom de 73% contra 74% em 2009. |
Ônibus | Foram considerados bons ou excelentes por 59% dos entrevistados, contra 50% em 2009. |
Corredores de ônibus | Índice de aprovação caiu de 58% para 53%. |
CPTM | Aprovação dos trens aumentou de 50% para 54%. |
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/02/passageiros-avaliam-que-transporte-publico-melhorou-em-sp-diz-pesquisa.html