03 fevereiro 2011

Liberados R$ 3 milhões para recarregar cartões

Estudantes já cadastrados podem fazer procedimento nos postos da Fácil. Solução é apenas emergencial e governo pretende avaliar legislação em vigor


A recarga do Passe Livre foi liberada hoje, ao meio-dia. O GDF repassou R$ 3 milhões para atender mais de 165 mil alunos que recebem o benefício de todo o Distrito Federal. O anúncio foi feito na tarde de ontem, pelo diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella. A solução é emergencial, apenas para resolver o impasse que impede a recarga das viagens do cartão Fácil desde o início do ano, e outras medidas devem ser tomadas pelo governo para impedir que o problema volte a ocorrer.

Segundo Campanella, na segunda-feira (7), os 23 postos do DFTrans começarão a cadastrar, com a ajuda de soldados e cabos do Exército e do Corpo de Bombeiros, novos alunos e aqueles que mudaram de escola e de endereço. A princípio, todos os estudantes serão beneficiados. A empresa Fácil, responsável por administrar o sistema, recarregará no ato da apresentação do cartão, sem a necessidade da apresentação do cartão de frequência escolar. O limite é de 54 viagens não acumulativas.

O diretor afirma que o impasse na recarga dos cartões poderia ter sido evitado caso o governo passado tivesse regulamentado a lei que prevê como deve ser o funcionamento dos serviços da empresa terceirizada. Como já era previsto, o GDF passa a custear um terço das viagens, enquanto o sistema de transporte absorverá os outros dois terços. Campanella disse que a passagem do sistema público não deverá sofrer alterações, mas não informou como o problema será evitado.

Para uma solução definitiva a legislação deve passar por uma avaliação. Além disso, a Secretaria de Transporte (Setrans) estuda a possibilidade de as secretarias das escolas passarem a se responsabilizar pelo envio da frequência dos alunos. A partir de então, o benefício será creditado de forma automática nos cartões dos estudantes do DF.


Cadastramento começa na segunda-feira – Já os novos alunos terão que passar por alguns passos, até a conclusão do processo, para receber o Passe Livre. Na página da Fácil eles preencherão um formulário que deverá ser impresso e entregue em um dos 23 postos montados pelo DFTrans. No prazo de até cinco dias os cadastros serão enviados para a Fácil, que em um prazo de cinco dias – totalizando dez dias – passa a recarregar os cartões dos novos beneficiados.

Os novos alunos cadastrados poderão comparecer nas administrações regionais, postos do Na Hora, em 11 estações de metrô, regionais de ensino e na sede do DFtrans, que fica na Rodoviária, munidos de identidade, CPF, duas fotos 3x4, declaração de escolaridade que comprovem curso com carga horária superior a 200 horas por ano de instituição reconhecida pelo MEC ou pela Secretaria de Educação e comprovante de residência dos últimos três meses.


http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasilia/86296/LIBERADOS-R-3-MILHOES-PARA-RECARREGAR-CARTOES.pnhtml

Arquivo INFOTRANSP