22 fevereiro 2011

Especialistas apontam 10 razões para construção do metrô da Capital

A reunião a ser realizada nesta quarta-feira em Brasília entre líderes políticos gaúchos e os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e das Cidades, Mario Negromonte, será decisiva para definir os rumos do metrô porto-alegrense.

Conforme especialistas entrevistados por ZH, durante o encontro não deverão faltar razões para pleitear o investimento federal nesse sistema de transporte, em parceria com os governos municipal e estadual e a iniciativa privada. Estimada em cerca de R$ 2,3 bilhões e com 15 quilômetros de extensão, a nova linha de trem seria capaz de desafogar vias saturadas da Capital localizadas no eixo Centro-Farrapos-Assis Brasil e apresentar uma nova saída para os engarrafamentos.

Para o professor de Trânsito e Transportes da Unisinos João Hermes Junqueira, os benefícios à população seriam superiores a eventuais desvantagens como o alto custo de implantação ou os transtornos durante o período de obras.

— Quando a demanda de passageiros é muito elevada, o metrô é a única alternativa para oferecer qualidade aos usuários — diz Junqueira.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3210606.xml


Confira as 10 principais razões para Porto Alegre adotar o metrô:
http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/10353136.pdf

Arquivo INFOTRANSP