22 fevereiro 2011

Planservi fará estudos de trens regionais para Sorocaba

O consórcio Planservi Oficina foi o vencedor da licitação para a elaboração de estudos de traçado, viabilidade técnica, operacional e ambiental, de inserção urbana e de projeto funcional para a implantação do trem regional de passageiros entre São Paulo e Sorocaba. O resultado foi publicado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no Diário Oficial do dia 11 de fevereiro.

Os estudos devem ter como base os “Estudos preliminares para restabelecimento de ligações ferroviárias regionais” feitos pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, ao longo de 2010.

Os estudos avaliam as necessidades de cada cidade para receber os trens de passageiros. Entre ela, demanda, impacto ambiental, além do tipo de material rodante para condições adversas como curvas e descidas. As cidades avaliadas para receber o serviço são Santos, Sorocaba, Campinas, Jundiaí e São José dos Campos.

A idéia é utilizar trens com velocidades médias entre 120 e 150 km/h, que façam viagens entre 45 e 55 minutos. Os estudos preliminares são o ponta pé inicial para a elaboração de editais para projetos e futuras obras de implantação dos trens regionais.

A linha avaliada para realizar o serviço entre São Paulo e Sorocaba, construída na década de 1940, atravessa um trecho de serra, com muitas curvas, descidas e subidas. O estudo avalia essas condições da via para definir o melhor tipo de material rodante. Uma hipótese seria um tipo de Pendolino, trem usado na Itália e que faz curvas acentuadas sem precisar reduzir a velocidade e sem causar desconforto aos passageiros. A ideia é realizar viagens de até 50 minutos, com velocidade máxima de 105 km/h.

http://www.railbuss.com.br/noticias/123001052015a.html

Arquivo INFOTRANSP