03 fevereiro 2011

Roubo de cabos provoca caos no metrô de Londres

Milhares de usuários do metrô de Londres viveram nesta quarta-feira um dia de caos e atrasos devido a um roubo de cabos de cobre que aconteceu na noite desta terça-feira na "Central Line" (vermelha), uma das linhas mais movimentadas da capital britânica.
 
Como consequência dos danos causados pelo roubo, o tráfego em vários trechos da linha foi suspenso durante parte da manhã, segundo informa o jornal "Evening Standard".
 
O número de roubos de cabos na rede nacional de ferrovias britânica aumentou de maneira drástica nos últimos quatro anos, coincidindo com o aumento do preço do cobre, explica a publicação.
Paul Crowther, uma autoridade da Polícia de Transporte do Reino Unido, descreveu o problema como "um dos maiores desafios" enfrentados pelos gestores do transporte público "depois do terrorismo".
 
Até o momento, a maioria dos roubos de cobre havia ocorrido fora de Londres, mas a Polícia teme que a atividade dos criminosos no centro da capital aumente nos próximos meses.
 
Além dos já frequentes roubos de grandes bobinas armazenadas em depósitos, os ladrões começaram há algum tempo a "arriscar a vida" para arrancar o cobre dos cabos que percorrem os trilhos, explica o jornal.
"Advertimos em repetidas ocasiões que os cortes de pessoal e, sobretudo, das patrulhas noturnas, comprometeria a segurança no metrô e o transformaria em um cenário perfeito para a delinquência", assinalou Bob Crow, representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, Marítimos e dos Transportes (RMT, na sigla em inglês).

Arquivo INFOTRANSP