24 fevereiro 2011

Veículo leve sobre trilhos terá aporte de R$ 3 bi

São Paulo - O veículo leve sobre trilhos (VLT) que ligará São Paulo a três cidades da região do Grande ABC - São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo - está orçado em R$ 3 bilhões. Os detalhes técnicos do futuro corredor sobre trilhos foram tema discutido por representantes da Prefeitura de Santo André, Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô durante uma reunião nesta quarta-feira. Cálculos iniciais dão conta que só a ligação ABC-Guarulhos atenderia 450 mil pessoas por dia, em um entorno que abrange cerca de 1,8 milhões de habitantes.
 
A princípio a ligação teria 30 quilômetros de extensão, partindo da região de Bom Sucesso/Cumbica, em Guarulhos, passando por bairros da Zona Leste de São Paulo, integrando com a estação Itaquera - local que deverá abrigar o futuro estádio do Corinthians, que provavelmente sediará a Copa de 2014, além de um shopping center e uma unidade do Poupatempo. A partir daí, o traçado prevê atingir as regiões de Sapopemba, do Oratório, até chegar em Santo André.


Enquanto isto, na cidade do Rio de Janeiro, uma boa notícia para os moradores de Santa Teresa: a Secretaria Estadual de Transportes retoma nesta 5ª feira a circulação integral do ramal Dois Irmãos do Bonde. A recuperação do ramal, danificado pelas últimas chuvas, beneficiará mais de 500 pessoas diariamente, as quais moram e trabalham naquela região do bairro e em seu todo seu entorno.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=9&id_noticia=363327

Arquivo INFOTRANSP