Enquanto cobrava dos secretários estaduais maior celeridade na conclusão e um calendário de inauguração das obras no Ceará, o governador Cid Gomes anunciou ontem, durante reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Projetos prioritários (Mapp), que irá investir R$ 420 milhões, em novas obras de ampliações do Porto do Pecém. Em paralelo, disse que negocia com o governo Federal, a inclusão no PAC 2, de R$ 1,3 bilhão para o Cinturão das Águas, e no PAC da Mobilidade Urbana, outros R$ 3 bilhões, para instalação da linha leste do Metrô de Fortaleza.
Conforme detalhou o secretário estadual de Infraestrutura, Adail Fontenele, R$ 200 milhões estão previstos para serem aplicados na construção de uma segunda ponte, de 1.600 metros no Porto, enquanto outros R$ 140 milhões serão destinados à ampliação em 250 metros do paredão, o que irá permitir a instalação de um novo pier para atracação de mais um navio. Outros R$ 80 milhões serão aplicados na pavimentação da ponte já existente, no Complexo Portuário do Pecém.
Com o alargamento do quebra mar, explicou o secretário, a nova área será destinada ao fluxo de placas de aço. "O governador autorizou fazer a licitação", anunciou Fontenele, cuja pasta ocupou a manhã inteira de exposições de projetos e obras na reunião do Mapp, ontem. Segundo ele, o projeto é do consórcio RAM-Planave, o mesmo que fez o do Terminal de Múltiplo uso (Tmut). "Esperamos gastar este ano, com os processos de licitação e com o EIA-Rima (estudos e relatórios de impactos ambientais), porque precisamos está com isso pronto em 2013", sinalizou o secretário.
Tatuzão
Para a linha leste do Metrofor, que terá 12 quilômetros de extensão, ligando o Centro de Fortaleza ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz, Cid Gomes disse que pleiteia, no PAC da Mobilidade Urbana, R$ 3,033 bilhões. Conforme explicou, a nova linha será totalmente subterrânea às avenidas Santos Dumont, Sebastião de Abreu e Washington Soares.
"A nova linha terá 12 estações, partindo da Chico da Silva (no centro), passando pela Catedral, Colégio Militar, Ceart, Nunes Valente, Leonardo Mota, Otávio Lobo (no Oásis), Cidade 2000, Centro Bárbara de Alencar (Palácio Iracema), Centro de Eventos e Fórum Clóvis Beviláqua", enumerou, uma a uma, o governador.
Demonstrando entusiasmo com o projeto, Cid disse que a obra será realizada por uma máquina especial, denominada Shield, que corta o subsolo como um "tatuzão", sem gerar prejuízos na superfície e que permite deixar os túneis prontos. Ele ressaltou que, como o PAC da Mobilidade só prevê R$ 2,4 bilhões para o Ceará, ele pretende dividir o empreendimento em dos blocos: o de obras, estimado nesse valor, será feito com recursos públicos, enquanto os trens, e os sistemas eletroeletrônicos, de energia, ventilação seriam executados e financiados por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).
Cinturão das águas
Já para o Cinturão das Águas, projeto que prevê a interligação futura de bacias e do Rio São Francisco aos demais reservatórios hídricos no Estado, ele disse que pleiteando R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 600 milhões à primeira fase. "A ideia é abastecer 92% da população do Ceará com água", prevê Cid.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=939595
Conforme detalhou o secretário estadual de Infraestrutura, Adail Fontenele, R$ 200 milhões estão previstos para serem aplicados na construção de uma segunda ponte, de 1.600 metros no Porto, enquanto outros R$ 140 milhões serão destinados à ampliação em 250 metros do paredão, o que irá permitir a instalação de um novo pier para atracação de mais um navio. Outros R$ 80 milhões serão aplicados na pavimentação da ponte já existente, no Complexo Portuário do Pecém.
Com o alargamento do quebra mar, explicou o secretário, a nova área será destinada ao fluxo de placas de aço. "O governador autorizou fazer a licitação", anunciou Fontenele, cuja pasta ocupou a manhã inteira de exposições de projetos e obras na reunião do Mapp, ontem. Segundo ele, o projeto é do consórcio RAM-Planave, o mesmo que fez o do Terminal de Múltiplo uso (Tmut). "Esperamos gastar este ano, com os processos de licitação e com o EIA-Rima (estudos e relatórios de impactos ambientais), porque precisamos está com isso pronto em 2013", sinalizou o secretário.
Tatuzão
Para a linha leste do Metrofor, que terá 12 quilômetros de extensão, ligando o Centro de Fortaleza ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz, Cid Gomes disse que pleiteia, no PAC da Mobilidade Urbana, R$ 3,033 bilhões. Conforme explicou, a nova linha será totalmente subterrânea às avenidas Santos Dumont, Sebastião de Abreu e Washington Soares.
"A nova linha terá 12 estações, partindo da Chico da Silva (no centro), passando pela Catedral, Colégio Militar, Ceart, Nunes Valente, Leonardo Mota, Otávio Lobo (no Oásis), Cidade 2000, Centro Bárbara de Alencar (Palácio Iracema), Centro de Eventos e Fórum Clóvis Beviláqua", enumerou, uma a uma, o governador.
Demonstrando entusiasmo com o projeto, Cid disse que a obra será realizada por uma máquina especial, denominada Shield, que corta o subsolo como um "tatuzão", sem gerar prejuízos na superfície e que permite deixar os túneis prontos. Ele ressaltou que, como o PAC da Mobilidade só prevê R$ 2,4 bilhões para o Ceará, ele pretende dividir o empreendimento em dos blocos: o de obras, estimado nesse valor, será feito com recursos públicos, enquanto os trens, e os sistemas eletroeletrônicos, de energia, ventilação seriam executados e financiados por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).
Cinturão das águas
Já para o Cinturão das Águas, projeto que prevê a interligação futura de bacias e do Rio São Francisco aos demais reservatórios hídricos no Estado, ele disse que pleiteando R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 600 milhões à primeira fase. "A ideia é abastecer 92% da população do Ceará com água", prevê Cid.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=939595