22 fevereiro 2011

Empresa apresenta projeto para modernizar corredor metropolitano

Ideia é evitar filas para entrar nos trólebus


O ABCD pode modernizar as paradas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara).

A Metra, empresa responsável pela operação do corredor, apresentou nesta segunda-feira um  protótipo de novo tipo de ponto ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O projeto tem o objetivo de ganhar tempo no trajeto.

Na prática significa que o passageiro passará a colocar o bilhete  em uma catraca na entrada da plataforma  e não precisará mais fazer filas para entrar nos trólebus. Além disso, o morador também poderá saber em quanto tempo sua linha vai chegar e informações sobre o intinerário, que seriam exibidas por um painel eletrônico.

O custo para implantação é de cerca de R$ 20 mil por ponto - ao todo, o corredor possui 110 paradas que não utilizadas por 13 linhas. Segundo Fernandes, o governo vai verificar o que é preciso para dar prosseguimento ao projeto. “Vamos estudar a viabilidade, mas queremos colocar em todos os pontos ao final de quatro anos. Podemos fazer uma implantação alternada em vários pontos”, disse o secretário.

O governador também aproveitou a visita na sede da empresa, em São Bernardo, para entregar 26 ônibus novos. Alckmin veio do terminal Jabaquara até a Metra de trólebus e fez elogios ao transporte. “Todos os ônibus que levam passageiros do terminal Ferrazópolis ao de Jabaquara possuem ar condicionado e isso melhora a qualidade do trajeto. A taxa de aprovação do corredor tem o mesmo nível do metrô. Queremos aumentar ainda mais essa qualidade para atrair mais passageiros”, explicou.

De acordo com a Metra, os novos veículos vão beneficiar 250 mil passageiros por dia, pois  tem maior capacidade de transporte. A companhia também informou que são 11 ônibus articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 do tipo Padron, de 15 metros, que pode ser ocupado por 99 usuários.

Metrô leve

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou no final do evento que a decisão de qual das duas opções de trem serão escolhidas, o monotrilho ou veículo leve sobre pneus (VLT), para o Metrô Leve do ABCD ainda não foi tomada. “Ainda não está definido, mas creio que o monotrilho será o escolhido, pois é mais adequado por ser todo elevado. Esse fato diminui o problema com as desapropriações, por exemplo”, afirmou Fernandes que garantiu uma definição nos próximos dias.

O secretário também lembrou que após a escolha é que começará o desenvolvimento do projeto básico que consiste na estruturação da obra. No entanto, esse processo  deve levar  nove meses para ser executado,  e a partir de novembro devem começar os editais de licitação. “Sendo bem realista a obra não começa antes de maio de 2012.”
O orçamento total para a obra é de R$ 3 bilhões, ou seja, uma média de R$ 150 milhões por quilômetro.  O financiamento ficará por conta do Estado e prefeituras de São Caetano, São Bernardo e Santo André. O Metrô Leve terá 20 quilômetros de extensão e vai do Metrô Tamanduateí ao Bairro do Alvarenga, em São Bernardo.

Melhorias




Proposta de nova parada tem o objetivo de economizar  tempo. Para o secretário Jurandir Fernandes a ideia é positiva. “Hoje um ônibus fica parado um minuto em cada  ponto. A parada será mais rápida, pois o usuário já pagou.”
A Metra, empresa responsável pela operação do Corredor ABD (São Mateus -Jabaquara) aposta no conforto dos usuários para manter nível de aprovação. Os  26 novos ônibus possuem ar condicionado, bancos estofados, suspensão a ar, caixa de câmbio automática e  três eixos que evitam solavancos durante a operação.


Menos tempo

Arquivo INFOTRANSP