'Pesquisa de Caracterização Socioeconômica' revela o perfil dos usuários e seus hábitos de viagem
Pesquisa revela que 63% dos usuários do Metrô possuem carro
Segundo dados de uma recente pesquisa realizada pela Companhia Metrô, o
sistema de transporte é o meio de locomoção preferido para 34% dos
passageiros de um total de 63% que afirmam que, mesmo tendo carro ou
moto, usam o sistema metroviário porque é mais rápido e confiável.
A constatação foi obtida pela pesquisa "Caracterização Socioeconômica
dos Usuários e seus Hábitos de Viagem", elaborada a cada dois anos, para
acompanhar as mudanças no perfil dos usuários.
Além deste comparativo entre o Metrô e os meios de transportes
individuais, a pesquisa aponta que os usuários do Metrô são fregueses de
longa data. Trinta e oito por cento dos entrevistados usam o metrô há
nove anos ou mais e 90% dos passageiros são usuários habituais, já que
utilizam o sistema de três para mais dias na semana.
Normalmente, o
tempo médio da viagem de metrô é de 74 minutos (1h14).
Durante os dias úteis, o principal motivo para a população realizar
viagens de metrô é o trabalho e os passageiros são provenientes de
locais cada vez mais distantes das estações.
Já aos finais de semana, o
que incentiva as pessoas a usarem o metrô são as possibilidades de
passeio seja para visitar parentes, fazer compras ou curtir as atrações
culturais da cidade.
Em 2012, a pesquisa detectou que houve um maior uso
recreativo do metrô nos finais de semana.
Esse aumento foi de 6,8% e um
dos principais fatores foi o crescimento de 3% da renda média dos
trabalhadores na Região Metropolitana de São Paulo.
Para 18% dos usuários, a principal alteração na rotina das viagens foi
começar a usar a Linha 4-Amarela.
Outro destaque é o aumento das viagens
ônibus-metrô-ônibus e expressivo aumento da integração com carro em
todas as linhas (na Linha 3-Vermelha passou de 2% para 10% e na Linha
5-Lilás de 0% para 13%).
Usuário Padrão do Metrô - Hoje, o passageiro habitual da rede
metroviária é mulher, de 18 a 34 anos, classe média, com ensino médio
concluído ou universitária, salário de R$ 1.954, que executa funções
subalternas e burocráticas.
Na sua rotina, o uso do Metrô acontece de cinco a mais dias durante a
semana e o principal motivo de seu deslocamento é o trabalho.
Além do
Metrô, a maior parte das usuárias se locomove com outra condução
integrada, principalmente ônibus e micro-ônibus.
Nos últimos anos, a pesquisa aponta para a constante participação
feminina no Metrô.
Elas correspondem a 58% do número passageiros e os
homens são 42%.
A linha que mais transporta mulheres é a 2-Verde (Vila
Madalena-Vila Prudente), com 63% de passageiras, seguindo-se pelas
linhas 1-Azul (57%), 5-Lilás (57%) e 3-Vermelha (56%).
No quesito idade, os jovens de 18 a 34 são a maioria no sistema
metroviário.
As razões para essa característica é a taxa menor de
desemprego e a utilização dupla do metrô pra a função trabalho e
escola/universidade. A faixa etária predominante é de 25 a 34 anos,
correspondendo a 32% do total de passageiros.
Na sequência estão os
usuários de 18 a 24 anos, que são 26%. As linhas que mais concentram os
jovens são 2-Verde e 5-Lilás.
Mais da metade dos usuários (54%) possuiu o ensino médio completo e/ou
universitário incompleto.
A Linha 5-Lilás é que apresenta mais
passageiros dentro deste perfil.
O levantamento também aponta que 32%,
possuem o ensino superior completo e este se concentra na Linha 2-Verde.
A classe predominante no Metrô é a média (B2-C1-C2 do Critério Brasil),
que abrange 65% dos passageiros, seguidos por 34% da classe alta e 1%
da baixa.
Setenta e nove por cento têm vínculo empregatício, sendo que
67% atuam no ramo de serviços, 10% no comércio, 4% no setor agropecuário
e outros, 3% indústria e 16% são inativos ou estudantes.
Outra novidade nesta edição da pesquisa, é que foi possível identificar
que 86% dos passageiros utilizam regularmente a Internet e 44% de todos
os usuários já usam a web pelo celular.
Além disso, 72% acessam alguma
rede social e 34% já utilizaram algum serviço do Metrô na web, 31% já
entraram na página oficial do Metrô na Internet e 5% e 4%,
respectivamente, já acessaram as contas oficiais da Companhia no
facebook e twitter.