31 maio 2013

Ferroviários recebem salário atrasado e encerram greve em Salvador

Categoria recebeu salário de abril, tickets alimentação e vales transportes.
Sindicato informou que previsão é de que os trens retornem na sexta (31).

Os ferroviários de Salvador decidiram encerrar a greve da categoria, que já durava 21 dias. 

Segundo as informações do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviários e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe (Sindiferro), o salário de abril, os tickets alimentação de maio e junho, assim como os vales transportes de junho, foram entregues aos 129 funcionários desde as primeiras horas desta quarta-feira (29).

Apesar do fim do movimento, o sindicato informou que a previsão é de que os trens do subúrbio só voltem a operar a partir de sexta-feira (31). 

De acordo com o sindicato, os trilhos e os vagões irão passar por inspeções de segurança antes da liberação para o funcionamento. 

Durante o período, os funcionários trabalham em funções administrativas e de manutenção da rede. Os trens do subúrbio atendem a pelo menos 11,5 mil usuários por dia em Salvador.

Em cerimônia de posse, realizada na segunda-feira (27), o novo presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), Carlos Martins, afirmou que o pagamento dos salários atrasados dos trabalhadores iria acontecer nesta quarta. "O primeiro passo é concluir a greve. Já nos reunimos com o Sindiferro e oferecemos a possibilidade do pagamento do mês de abril até a quarta [29] e o pagamento do mês de maio no dia 5 de junho. 

Em contrapartida, solicitamos ao Sindiferro que suspenda a greve imediatamente", apontou Martins.

Transferência de gestão

No dia 15 de maio, o prefeito ACM Neto sancionou a transferência da gestão das ações da Companhia de Transportes de Salvador (CTS) para o Governo da Bahia. 

A CTS é responsável pela administração dos trens do subúrbio da capital baiana, que fazem o trajeto entre a Calçada e Paripe.

Durante a cerimônia de posse, que ocorreu no canteiro do metrô, localizado na Rótula do Abacaxi, Carlos Martins prometeu ações voltadas para o desenvolvimento dos trens. "Acho que as ferrovias devem ter papel importante no desenvolvimento do estado. 

Nós vamos tentar fazer com que essa linha Calçada-Paripe se estenda a algumas cidades da região metropolitana de Salvador, como Candeias, Dias D'Ávila e Camaçari", aponta.

Metrô

No dia 24, representantes dos governos estadual e municipal realizaram o lançamento do edital de licitação do metrô Salvador–Lauro de Freitas. 

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será em julho de 2013, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

"Aquele que ganhar a licitação vai ter alguns marcos. São 36 marcos. 

O primeiro deles é colocar em funcionamento o metrô do Retiro à Lapa. Ele vai ter que tomar as providências necessárias para que seja construída uma subestação. 

Vai ser necessário construir um trilho até lá, verificar o sistema. Tudo isso vai ser uma obrigação do concessionado. É uma PPP (Parceria Público-Privado). Não é nós que vamos fazer. Ele que vão ter essa obrigação", explica Carlos Martins.

Após a assinatura do contrato, em setembro, a empresa escolhida terá o prazo de 180 dias para apresentar, além do projeto de conclusão do trecho da linha 1, que vai até Cajazeiras, também o plano de implementação da linha 2, que vai ligar a Avenida Bonocô até a cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

Ao todo, as duas linhas do metrô terão 41,2 km de extensão e investimento de R$ 3.641 bilhões. 

O governo estadual tem garantido cerca de R$ 2 bilhões pelo projeto PAC Mobilidade Urbana, do governo federal. O restante da verba virá da Parceria-Público-Privada (PPP).

Terminais

Segundo o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, até maio de 2013, Salvador terá quatro estações prontas (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte). Mas, até 2017, prazo final para a conclusão total do metrô, a cidade terá 22 estações, que serão integradas a 11 terminais de ônibus.

Ainda de acordo com o secretário, os ônibus interestaduais e intermunicipais, como aqueles que vêm de Camaçari e Lauro de Freitas, não entrarão mais na cidade. 

Eles vão parar nas estações, onde os passageiros poderão pegar o metrô e se deslocar para qualquer outro local de Salvador.

Avenida Paralela

A linha 2 do metrô, que vai sair do Acesso Norte (Rótula do Abacaxi), passar pelo Iguatemi, seguir pela Avenida Paralela e chegar até a cidade de Lauro de Freitas, só deve ficar pronta em outubro de 2017. Mas algumas intervenções nesta área já foram iniciadas, segundo Rui Costa. 

A primeira foi o acordo fechado com os postos de gasolina de bandeira BR, da Petrobras, que ficam nesta extensão e que serão retirados para a passagem do metrô.

O “posto 1”, que fica na altura do Imbui, já foi fechado e as obras do complexo viário, que vão contar com dois viadutos ligando o bairro a Avenida Luis Eduardo Magalhães e a Narandiba, já foram iniciadas. 

Os outros dois postos que ficam na Avenida devem ter as áreas devolvidas em 2014. Ainda segundo Rui Costa, todos os retornos que ficam na Paralela também serão retirados.

Etapas previstas na obra do metrô:
Linha 1 do metrô (Lapa – Cajazeiras)
Prazos:
Trecho Lapa - Retiro: conclusão prevista para junho de 2014
Trecho Lapa - Pirajá: conclusão prevista para dezembro de 2014
Trecho Lapa - Cajazeiras: projeto deve ser apresentado 180 dias após assinatura do contrato, em setembro de 2013.
Linha 2 do metrô (Lapa – Lauro de Freitas)
Prazos:
Trecho Lapa – Iguatemi: conclusão prevista para março de 2015
Trecho Lapa – Aeroporto: conclusão prevista para outubro de 2017

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/05/ferroviarios-recebem-salario-atrasado-e-encerram-greve-em-salvador.html

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