Espanha detém a segunda maior malha de trens de alta velocidade do mundo e uma das tecnologias mais avançadas do setor
Um consórcio espanhol formado pelas empresas Adif,
Ineco e Renfe vai disputar o leilão do governo brasileiro para o trem
de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo-Campinas.
O anuncio foi feito
nesta segunda-feira 27 pela ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor.
A Espanha espera repetir a façanha de 2011, quando venceu o
mega-contrato do TAV Jidá-Meca-Medina, na Arábia Saudita, por mais de
6,7 bilhões de euros, após uma batalha de vários meses e acertos
políticos com a dupla francesa Alstom-SNCF.
"É uma oportunidade única
para confirmar a tecnologia ferroviária espanhola como referência
mundial", ressaltou a ministra em um comunicado.
Líder europeia e número dois mundial em quilômetros instalados, a
Espanha, mergulhada na crise e frente a um tráfego limitado em seu
território, busca a salvação na expansão internacional.
A companhia ferroviária espanhola Renfe, o operador da rede de linhas
de ferro Adif e a empresa pública de estudos sobre os transportes
Ineco integrarão o consórcio, que também contará com grupos privados.
"A presença das três empresas é a garantia que nós oferecemos ao
governo brasileiro uma oferta competitiva", disse Pastor.
O anúncio do resultado do leilão para o projeto de TAV Rio-São
Paulo-Campinas, no valor de 16,4 bilhões de dólares, e que deverá estar
totalmente operacional em 2020, foi fixado para 19 de setembro de 2013.
Os candidatos devem apresentar seus projetos até 13 de agosto. Quase
20 empresas - grupos de construção, operadores ferroviários e
fabricantes de equipamentos - mostraram interesse em participar,
incluindo a francesa GEC Alstom, a alemã Siemens, a japonesa Mitsui, as
espanholas CAF e Talgo e a sul-coreana Hyundai.