Em Santiago, passageiro paga de acordo com o horário.
São cinco linhas de Metrô, com 103 km de extensão,
A capital chilena e a cidade de São Paulo parecem estar em direções
diferentes quando o assunto é Metrô. Como em qualquer outro lugar do
mundo, os passageiros têm queixas do transporte em Santiago.
O mérito do
Metrô chileno foi criar soluções inteligentes para amenizar os
problemas.
No Metrô de Santiago o usuário paga de acordo com o horário em que
utiliza o serviço. São três tarifas diferentes.
A mais cara, de 670
pesos, o que equivale a R$ 3, é cobrada nos horários de pico, no começo
da manhã e no fim da tarde. A tarifa mais barata, de 590 pesos, é paga
durante a madrugada.
À noite, a tarifa custa 610 pesos.
O gerente comercial do Metrô explica que a ideia é incentivar os
passageiros a reprogramar suas viagens, evitando a superlotação. “É um
benefício para o sistema porque não fica tão lotado e as pessoas têm um
incentivo tarifário.
Uma pessoa que utiliza o sistema bem cedo não tem
porque pagar a mesma tarifa do que de quem utiliza em horário de pico”,
diz Álvaro Cavalheiro Rique, gerente do metrô de Santiago.
Das 18hs às 19hs sete é feita uma operação especial, que funciona como
um transporte expresso, ou seja, o trem só para nas estações de mesma
cor.
Os passageiros aprovam o sistema.
Cinco linhas de Metrô, com 103 quilômetros de extensão, cortam a região
metropolitana de Santiago.
Não é um número muito maior em relação aos
74 quilômetros da malha de São Paulo.
Mas a região metropolitana de
Santiago tem sete milhões de habitantes.
Em São Paulo são 21 milhões.
O Metrô de Santiago também sabe utilizar seu espaço.
Cerca de 400 lojas
funcionam dentro das estações.
Alugar os espaços foi uma forma que a
direção do Metrô encontrou para gerar mais receita e investir no próprio
transporte.
A infraestrutura é bem dividida entre as 108 estações.
Na Estação Vespúcio Norte, por exemplo, que fica bem afastada da região
central de Santiago, distância não significa, necessariamente,
isolamento.
O usuário tem à disposição um terminal de interligação com o
ônibus, bibliotecas públicas e rede de internet sem fio grátis aos
passageiros