31 maio 2013

Pequenas mudanças garantem conforto no Metrô do Chile

Em Santiago, passageiro paga de acordo com o horário.
São cinco linhas de Metrô, com 103 km de extensão,


A capital chilena e a cidade de São Paulo parecem estar em direções diferentes quando o assunto é Metrô. Como em qualquer outro lugar do mundo, os passageiros têm queixas do transporte em Santiago. 

O mérito do Metrô chileno foi criar soluções inteligentes para amenizar os problemas.
No Metrô de Santiago o usuário paga de acordo com o horário em que utiliza o serviço. São três tarifas diferentes. 

A mais cara, de 670 pesos, o que equivale a R$ 3, é cobrada nos horários de pico, no começo da manhã e no fim da tarde. A tarifa mais barata, de 590 pesos, é paga durante a madrugada. 

À noite, a tarifa custa 610 pesos.
 
O gerente comercial do Metrô explica que a ideia é incentivar os passageiros a reprogramar suas viagens, evitando a superlotação. “É um benefício para o sistema porque não fica tão lotado e as pessoas têm um incentivo tarifário. 

Uma pessoa que utiliza o sistema bem cedo não tem porque pagar a mesma tarifa do que de quem utiliza em horário de pico”, diz Álvaro Cavalheiro Rique, gerente do metrô de Santiago.

Das 18hs às 19hs sete é feita uma operação especial, que funciona como um transporte expresso, ou seja, o trem só para nas estações de mesma cor. 

Os passageiros aprovam o sistema.

Cinco linhas de Metrô, com 103 quilômetros de extensão, cortam a região metropolitana de Santiago. 

Não é um número muito maior em relação aos 74 quilômetros da malha de São Paulo. 

Mas a região metropolitana de Santiago tem sete milhões de habitantes. 

Em São Paulo são 21 milhões.

O Metrô de Santiago também sabe utilizar seu espaço. 

Cerca de 400 lojas funcionam dentro das estações. 

Alugar os espaços foi uma forma que a direção do Metrô encontrou para gerar mais receita e investir no próprio transporte. 

A infraestrutura é bem dividida entre as 108 estações.

Na Estação Vespúcio Norte, por exemplo, que fica bem afastada da região central de Santiago, distância não significa, necessariamente, isolamento. 

O usuário tem à disposição um terminal de interligação com o ônibus, bibliotecas públicas e rede de internet sem fio grátis aos passageiros

Arquivo INFOTRANSP