Estado assume metrô e promete trecho do sistema até a Copa 2014
Nesta segunda-feira (22), o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) assinaram o termo que transfere a propriedade da Companhia de Transportes Urbanos (CTS) da prefeitura para o estado — é esta empresa que detém a posse da Linha 1 do metrô e dos trens do Subúrbio.
Junto com os trens, trilhos e estações, vieram problemas de ferrugem,
infiltrações, sujeira e muito mato.
Resultado do descaso com o
equipamento, que já custou mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.
Desde 2010, os trens estão parados à espera de uma solução que o torne
viável financeiramente.
Segundo o governador, em até 20 dias será publicado o edital para selecionar a empresa ou consórcio que irá participar da parceria público-privada (PPP) responsável por finalizar a obra da Linha 1 até a Estação Pirajá e pela construção da Linha 2 (Bonocô até Lauro de Freitas, pela Avenida Paralela). A PPP vai operar o sistema por 30 anos.
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Segundo o governador, em até 20 dias será publicado o edital para selecionar a empresa ou consórcio que irá participar da parceria público-privada (PPP) responsável por finalizar a obra da Linha 1 até a Estação Pirajá e pela construção da Linha 2 (Bonocô até Lauro de Freitas, pela Avenida Paralela). A PPP vai operar o sistema por 30 anos.
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Na
solenidade, Wagner justificou que, apesar de o trecho de 6,6
quilômetros da Lapa ao Acesso Norte já está pronto, ele não funcionará
de imediato porque é muito pequeno. “Não está em condições de funcionar
porque é um trecho muito limitado. A demanda de passageiros no primeiro
trecho é muito pequena e para rodar pode depender de subsídio que se
mostra absolutamente incompatível com a própria licitação feita”, disse.
O plano é de que até o Mundial de futebol as obras até a Estação do Retiro estejam concluídas, quando então será inaugurado o sistema. A empresa que vencer a licitação da PPP terá ainda de inaugurar o trecho até a Estação Pirajá (mais 5,6 quilômetros, a partir do Acesso Norte) até o fim do ano que vem. A licitação impõe ainda outro prazo: seis meses, a partir da assinatura da parceria, para que seja formulado um projeto de expansão da Linha 1 até Águas Claras/Cajazeiras.
O projeto definirá o custo da obra, o tempo para construi-la e vai estimar o número de passageiros que deixarão de andar de ônibus para usar o metrô. A ideia é ter mais 5 quilômetros de trilhos e duas novas estações: uma próximo à Brasilgás e outra em Águas Claras. Esta ampliação, todavia, não está no orçamento de R$ 4,2 bilhões previsto para as construções e não tem prazo para sair do papel.
“De repente até para o negócio metrô, o próprio empresário quer construir, fazer investimento, porque ele vai agregar novos usuários.
O plano é de que até o Mundial de futebol as obras até a Estação do Retiro estejam concluídas, quando então será inaugurado o sistema. A empresa que vencer a licitação da PPP terá ainda de inaugurar o trecho até a Estação Pirajá (mais 5,6 quilômetros, a partir do Acesso Norte) até o fim do ano que vem. A licitação impõe ainda outro prazo: seis meses, a partir da assinatura da parceria, para que seja formulado um projeto de expansão da Linha 1 até Águas Claras/Cajazeiras.
O projeto definirá o custo da obra, o tempo para construi-la e vai estimar o número de passageiros que deixarão de andar de ônibus para usar o metrô. A ideia é ter mais 5 quilômetros de trilhos e duas novas estações: uma próximo à Brasilgás e outra em Águas Claras. Esta ampliação, todavia, não está no orçamento de R$ 4,2 bilhões previsto para as construções e não tem prazo para sair do papel.
“De repente até para o negócio metrô, o próprio empresário quer construir, fazer investimento, porque ele vai agregar novos usuários.
O apetite
empresarial deve falar mais alto.
E o governo do estado pode entrar
participando (com dinheiro) porque nos interessa levar esse meio de
transporte a uma concentração grande como é Cajazeiras”, disse Wagner.
CRONOGRAMA DO SISTEMA METROVIÁRIO SALVADOR
CRONOGRAMA DO SISTEMA METROVIÁRIO SALVADOR
Abril 2013
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assinado acordo entre prefeitura e governo para o Estado assumir o metrô
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Maio 2013
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lançamento de edital para selecionar empresa para finalizar Linha 1
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Novembro 2013
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conclusão da licitação da parceria-pública-privada
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Março 2014
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entrega do projeto do trecho de Pirajá até Águas Claras
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Junho 2014
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conclusão da Linha 1 até o Retiro
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Dezembro 2014
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conclusão do trecho do Retiro até Pirajá
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Dezembro 2014
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início das obras da Linha 2 (Bonocô a Lauro de Freitas)
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2016
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conclusão das obras do sistema metroviário
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Linha 2
As obras que ligarão o metrô a partir da Avenida Bonocô até Lauro de Freitas, com a última estação próximo à Insinuante, serão iniciadas somente após a conclusão da Linha 1 — fim de 2014. Serão 24 quilômetros de linha a partir do Centro da cidade.
As obras que ligarão o metrô a partir da Avenida Bonocô até Lauro de Freitas, com a última estação próximo à Insinuante, serão iniciadas somente após a conclusão da Linha 1 — fim de 2014. Serão 24 quilômetros de linha a partir do Centro da cidade.
Para esta obra, o governador
também não quis falar de prazos.
Segundo ele, a inauguração será por etapas, à medida que cada uma das 13 estações ficarem prontas. “É uma obra que vai se ampliando. Eu prefiro não ficar prometendo prazos. O interesse da empresa é de inaugurar tudo o quanto antes, até para começar a faturar”, disse.
A licitação para PPP do metrô deverá ser concluída até novembro deste ano, quando as obras seriam imediatamente retomadas.
Segundo ele, a inauguração será por etapas, à medida que cada uma das 13 estações ficarem prontas. “É uma obra que vai se ampliando. Eu prefiro não ficar prometendo prazos. O interesse da empresa é de inaugurar tudo o quanto antes, até para começar a faturar”, disse.
A licitação para PPP do metrô deverá ser concluída até novembro deste ano, quando as obras seriam imediatamente retomadas.
Do total de R$ 4,2 bilhões, R$ 1 bilhão virá
de verbas do governo federal via PAC Mobilidade Grandes Cidades, outro
R$ 1 bilhão do governo do estado através de empréstimo da Caixa
Econômica Federal e mais R$ 283 milhões do governo federal que sobraram
de convênio para a construção da Linha 1.
Nesta conta, ainda faltam R$ 2 bilhões, dinheiro que
virá da soma do investimento feito pela parceria privada, a ser
definido na licitação, mais a contraprestação financeira do governo do
estado.
Integração
Integração
No acordo firmado entre prefeitura e
estado, ficou decidido que as empresas de ônibus receberão R$ 1,10 por
cada passageiro que fizer a integração com o metrô.
Houve o compromisso
da prefeitura ainda de retirar de circulação as linhas de ônibus que
hoje fazem o percurso que será do metrô, obrigando assim os cidadãos a
utilizar o novo modal. “Vamos licitar a concessão das linhas de ônibus
esse ano e garantir uma total e completa integração.
Não vamos competir
com o sistema do metrô”, assegurou ACM Neto.
Segundo o prefeito, a concessão irá redesenhar o percurso de linhas existentes e exigirá ainda a total renovação da frota. “A ideia é que a pessoa que vai andar de ônibus e metrô tenha mais conforto, mais velocidade e menos custo do que andar de carro.
Segundo o prefeito, a concessão irá redesenhar o percurso de linhas existentes e exigirá ainda a total renovação da frota. “A ideia é que a pessoa que vai andar de ônibus e metrô tenha mais conforto, mais velocidade e menos custo do que andar de carro.
Vai desestimular o uso do carro como transporte
diário”, disse.
As linhas metropolitanas de ônibus também serão encurtadas, com ponto final na Estação Pirajá, por exemplo